Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25162
Título: A identidade negra e feminina no romance "A Rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa"
Autor(es): Silva, Gilson de Moura Genuino da
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura africana (Português)
Memória
Literatura e História
Feminismo e literatura
African literature (Portuguese)
Memory
Literature and History
Feminism and literature
Data do documento: 4-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Gilson de Moura Genuino da. A identidade negra e feminina no romance A Rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Neste trabalho, analisamos a construção da personagem Rainha Ginga como personalidade real, ficcional, histórica, mulher e negra no romance histórico "A rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa". A intenção era discutir como essa rainha foi interpretada e representada na obra, ou seja, como o sujeito do conhecimento - narrador - perante a sua percepção do locus enunciativo e de sua historicidade determinaria uma crítica que intente se afastar das generalidades, dos estereótipos e dos discursos hegemônicos coloniais e patriarcais que permearam a História e Literatura durante um grande período. Estabeleceu-se assim por meio do narrador o ponto de partida para os aspectos do discurso a ela conferida. O revisionismo dos atores no processo colonial e pós-colonial, construção de uma identidade nacional, o papel da mulher e claro de toda aquela sociedade. Contemplamos os conceitos de identidade segundo Stuart Hall, o papel da História e da Literatura na ruptura ou manutenção de um paradigma nos embasamentos dos Estudos Culturais e Teoria da Literatura (Antonio Candido, Thomas Bonnici, Roberto Acízelo de Souza, Heywood entre outros). O resgate da memória de Ginga nos permitiu destacar sua importância como personagem ficcional e histórica para os países lusófonos, a sua relevância feminina e de empoderamento para o mundo contemporâneo e suas possíveis contribuições para a sociedade e identidade nacional e supranacional.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25162
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_20.pdf16,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.