Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25158
Título: A contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileiros
Autor(es): Lopes, Elizete Ferreira
Orientador(es): Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski
Palavras-chave: Língua portuguesa - Variação
Linguística - Influências africanas
Língua portuguesa - Brasil
Portuguese language - Variation
African influences - Linguistics
Portuguese language - Brasil
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Elizete Ferreira. A contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileiros. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca conhecer um pouco a respeito da variação linguística no português brasileiro, promovida pelos africanos que, na condição de escravos, estiveram no Brasil por quase 400 anos. Com o tema “A contribuição linguística dos africanos no modo de falar dos brasileiros”, pretende-se colaborar minimamente com estudos em relação às influências africanas no Brasil e a formação da identidade linguística brasileira. Pretende-se participar de discussões em sala de aula, e consequentemente trazer pequenas contribuições para o ensino aprendizagem, bem como contribuir para a diminuição do preconceito e maior valorização do legado africano na nação brasileira. O tipo de pesquisa norteadora deste trabalho é a bibliográfica, e as obras estudadas mostraram que línguas africanas contribuíram bastante para a formação da identidade linguística brasileira. Considerando tamanha relevância, o ensino sobre a África e afrobrasilidade deveria naturalmente compor os currículos escolares, no entanto foi necessário a sanção da Lei no 10.639, de nove de janeiro de 2003, tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Contudo, apesar dos avanços em relação às discussões, percebe-se em parte, reações preconceituosas e a não compreensão acerca da importância de tal temática.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25158
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_16.pdf14,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.