Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152
Título: Cogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti
Autor(es): Araujo, Cleber Alves
Orientador(es): Franz, Marcelo
Palavras-chave: Leitura
Leitores - Reação crítica
Estética na literatura
Literatura - Estudo e ensino
Reading
Reader-response criticism
Aesthetics in literature
Literature - Study and teaching
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARAUJO, Cleber Alves. Cogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre a estética da recepção de Jauss e do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar. Discute os conceitos de recepção proposto pelos autores com enfoque no leitor enquanto sujeito da interpretação e apreciação estética da obra literária. Problematiza-se o ensino de literatura pautado na cronologia das obras e autores e propõe uma alternativa metodológica. Apresenta-se as etapas do método recepcional e suas possibilidades de aplicação em sala de aula a partir de um tema, neste caso, a representação da mulher em nossa sociedade. O método recepcional pode ser uma alternativa metodológica bastante interessante porque considera o leitor como o protagonista da interpretação literária.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_10.pdf10,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.