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dc.creatorFoques, Franciane de Fatima-
dc.date.accessioned2021-05-27T19:51:13Z-
dc.date.available2021-05-27T19:51:13Z-
dc.date.issued2020-08-25-
dc.identifier.citationFOQUES, Franciane de Fatima. Inclusão de alunos com deficiência visual e atividades experimentais multissensoriais: perspectivas e percepções de discentes de licenciatura em química. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25057-
dc.descriptionAcompanha: Atividades experimentais multissensoriais no ensino de química para aluno com deficiência visualpt_BR
dc.description.abstractIn this paper, Meaningful Learning perspectives are articulated to multi-sensoriality, in a design relevant to experimental activities. Pertinent to this composition, demands concerning the inclusion of visually impaired students in Chemistry teaching are evidenced. Within this scope, Chemistry Teachers and undergraduate students’ perceptions on these demands are analyzed. Interpretation claims proceed from field diary notes and audio records’ analysis, according to Content Analysis assumptions, concerning four Learning Workshop meetings in 2019. Perceptions refer to aspects concerning interaction, communication and articulation of demands, involving teachers and students with and without visual impairment. The subjects expressed learning conception with distinction of logical and psychological aspects, in a multi-sensorial perspective. They distinguished apprentice singular features and previous knowledge. They manifested knowledge of processes for establishing relationships relevant to the empirical-concrete domain and essential attributes of concepts, allocating specificities regarding Chemistry contents and information gathering by means of diverse senses. However, inadequate Chemistry notions and approach were evidenced. It is pointed out the demand for teacher education concerning the inclusion of visually impaired students in Chemistry Teaching. After the meetings, a consensus was perceived among the participants regarding the need for Teacher Education actions, stressing that pre-service activities does not yet correspond to the objectives of Special Education from an Inclusive perspective. The participants highlighted the imprescindibility of the approach of knowledge about school inclusion in the pre-service Chemistry Teacher Education, that allows the flexibility of educational content, activities and educational materials.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectProfessores de crianças com deficiência - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectTeachers of children with disabilities, Training ofpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência visual e atividades experimentais multissensoriais: perspectivas e percepções de discentes de licenciatura em químicapt_BR
dc.title.alternativeInclusion of visually impaired students and multisensory experimental activities: perspectives and perceptions of chemistry undergraduate studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, articulam-se perspectivas de Aprendizagem Significativa à multissensorialidade, em delineamento pertinente às atividades experimentais. Com essa composição, evidenciam-se demandas para inclusão do aluno com deficiência visual no Ensino de Química. Nesse escopo, analisam-se percepções de licenciandos e docentes de Química sobre essas demandas. As proposições de interpretação incidem sobre registros em Diário de Bordo e gravações de áudio, analisados conforme pressupostos de Análise de Conteúdo, oriundos de quatro encontros em Oficina de Aprendizagem em 2019. Denotam-se percepções com alusão a aspectos interativos, comunicativos e de articulação de demandas, envolvendo docentes, alunos com deficiência visual e videntes. Os sujeitos expressaram concepção de aprendizagem com distinção de vertente lógica e psicológica, em perspectiva de multissensorialidade. Estes distinguiram características singulares e conhecimentos prévios dos aprendizes; manifestaram reconhecimento de processos de estabelecimento de relações pertinentes a domínio empírico-concreto e atributos essenciais de conceitos, alocando especificidades referentes a conteúdos de Química e obtenção de informações por diversos sentidos. Evidenciaram-se, contudo, noções inadequadas em termos de conteúdos de Química e sua abordagem. Aponta-se a premência de processos formativos docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual no Ensino de Química. Após os encontros, percebeu-se um consenso entre os participantes quanto à necessidade de ações formativas docentes, salientando que a formação inicial ainda não corresponde aos objetivos da Educação Especial na perspectiva Inclusiva. Os participantes destacaram a imprescindibilidade de abordagem de conhecimentos sobre inclusão escolar na formação inicial de professores de Química, a qual possibilite a flexibilização de conteúdos, atividades e materiais educacionais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9954-2234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1556431769632453pt_BR
dc.contributor.advisor1Sutil, Noemi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Camila Silveira da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6261-1662pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2545977009055473pt_BR
dc.contributor.referee2Hussein, Fabiana Roberta Goncalves e Silva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9961-7083pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677353483407898pt_BR
dc.contributor.referee3Filietaz, Marta Rejane Proenca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6718-5677pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722420835937534pt_BR
dc.contributor.referee4Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3095-3999pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521202508638875pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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