Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraz, Daniel-
dc.date.accessioned2021-05-25T15:15:09Z-
dc.date.available2021-05-25T15:15:09Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationBRAZ, Daniel. Percepção de alunos sobre a utilização de recursos provenientes de fontes renováveis para geração de energia. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25046-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the interaction of students from the 3rd grade of high school of a private school in São Paulo - SP on the Brazilian energy potential, especially on the use of so-called renewable sources. To this end, the students answered a questionnaire with multiple-choice questions. The methodology used to analyze the results should allow the answers to serve as a reference so that we can understand the reasons for the low use of energy production from renewable sources, the so-called "clean energy", and that interventions can be made in science teaching to allow a better understanding of the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnergia - Fontes alternativaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento energéticopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectRenewable energy sourcespt_BR
dc.subjectEnergy developmentpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titlePercepção de alunos sobre a utilização de recursos provenientes de fontes renováveis para geração de energiapt_BR
dc.title.alternativePerception of students on the use of resources from renewable sources for energy generationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo verificar a interação de estudantes da 3ª série do Ensino Médio de um colégio da rede privada de São Paulo ­SP sobre o potencial energético brasileiro, especialmente sobre o aproveitamento das chamadas fontes renováveis. Para tal, os estudantes responderam a um questionário com questões de múltipla escolha. A metodologia utilizada para analisar as resultados deve permitir que as respostas sirvam de referência para que possamos entender as razões da baixa utilização da produção de energia proveniente de fontes renováveis, a chamada “energia limpa”, e que intervenções podem ser feitas no ensino de Ciências para permitir uma melhor compreensão acerca do problema.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3De Marco, Marilete Terezinha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fontesrenovaveisgeracaoenergia.pdf8,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.