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Título: Concepções do ensino médio integrado no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS
Título(s) alternativo(s): Conceptions of integrated high school in the Instituto Federal de Santa Catarina: possibilities from the CTS framework
Autor(es): Padoin, Egre
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Educação - Currículos - Santa Catarina
Ensino integrado
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Ensino profissional
Professores - Formação
Estudantes do ensino médio
Education - Curricula - Santa Catarina
Articulation (Education)
Interdisciplinary approach in education
Professional education
Teachers, Training of
High school students
Data do documento: 21-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADOIN, Egre. Concepções do ensino médio integrado no Instituto Federal de Santa Catarina: possibilidades a partir do referencial CTS. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções do Ensino Médio Integrado (EMI), no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Cultura de Santa Catarina (IFSC), a partir do discurso dos diferentes sujeitos que atuam no Ensino Técnico Integrado: docentes, discentes e coordenadorias pedagógicas. O problema que norteou a investigação foi: como os diferentes sujeitos compreendem a integração e as concepções do EMI? Em que medida os estudos CTS podem contribuir com a perspectiva de emancipação e integração, previstas nas concepções norteadoras do EMI? A revogação do Decreto nº 2.208/97 não foi suficiente para garantir a integração entre a área geral e profissionalizante, prevista no Decreto nº 5.154/04 e nos documentos norteadores do EMI e em suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Segundo a literatura especializada, o que se pretendia era a construção de princípios fundamentados em uma concepção emancipatória, com possibilidades de integração, em que o ensino médio deveria ter o papel de relacionar o conhecimento com a prática do trabalho. Historicamente, os cursos técnicos apresentam a separação entre educação geral e profissional, ao considerar os saberes técnicos e tecnológicos, deslocados das questões sociais. A investigação baseou-se no materialismo histórico e dialético, para se compreender as contradições existentes entre o que está prescrito na legislação e as práticas dos sujeitos investigados. Os resultados demonstraram que os docentes e estudantes do IFSC compreendem o EMI distante da concepção de educação integral, unitária, voltada à concepção reducionista do mercado de trabalho. Também foi analisado a compreensão e discurso sobre as relações da tecnologia dos diferentes sujeitos e dos Planos Pedagógicos de Cursos (PPCs), a partir da Análise de Conteúdo, baseada em Laurence Bardin. Foi possível constatar que os sujeitos apresentam diferentes compreensões sobre tecnologia, na perspectiva da neutralidade, voltada somente para a eficiência e eficácia técnica. Foi possível concluir que o EMI não se efetivou no IFSC, e que as condições de tempos e espaços escolares são um dos principais desafios que a instituição precisa enfrentar. Concluiu-se que as concepções do campo CTS podem contribuir para desmistificar as concepções tradicionais de tecnologia, bem como apontar para possibilidades de uma proposta de ensino integrado.
Abstract: The present thesis aims to analyze the conceptions of Integrated High School (IHS), at the Federal Institute of Science, Technology and Culture of Santa Catarina (IFSC), from the discourse of the different subjects who work in Integrated Technical Education: teachers, students and pedagogical coordinators. The problem that guided the investigation was: how do the different subjects understand the integration and conceptions of IHS? How can Science, Technology and Society Studies (STS) contribute to the perspective of emancipation and integration, foreseen in the guiding conceptions of the IHS? The repeal of Decree nº 2,208/97 was not sufficient to ensure the integration between the general and professional area, provided for in Decree nº 5,154/04 and in the IHS guidelines and in its National Curriculum Guidelines. According to the specialized literature, what intended was the construction of principles based on an emancipatory conception, with possibilities of integration, in which high school should have the role of relating knowledge with the practice of work. Historically, technical courses present the separation between general and professional education, when considering technical and technological knowledge, displaced from social issues. The investigation was based on historical and dialectical materialism, to understand the contradictions between what is prescribed in the legislation and the practices of the subjects investigated. The results showed that IFSC’s teachers and students understand the IHS far from the conception of integral, unitary education, focused on the reductionist conception of the labor market. We also analyzed the understanding and discourse about the technology relations of the different subjects and the Pedagogical Plans of Courses (PPCs), based on the Content Analysis, based on Laurence Bardin. It was possible to verify that the subjects present different understandings about technology, from the perspective of neutrality, focused only on efficiency and technical effectiveness. It was possible to conclude that the IHS was not effective in the IFSC, and that the conditions of school times and spaces are one of the main challenges that the institution needs to face. It was concluded that the conceptions of the STS could contribute to demystify the traditional conceptions of technology, as well as point to possibilities of an integrated teaching proposal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25003
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