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Título: Ponto de convergência: a câmera do smartphone como catalisadora da produção de imagens do cotidiano do usuário amador
Título(s) alternativo(s): Convergence point: the smartphone camera as a catalyst for the production of everyday images of the amateur user
Autor(es): Lopes, Daniel Oikawa
Orientador(es): Lemos, Anuschka Reichmann
Palavras-chave: Tecnologia
Fotografia
Redes sociais on-line
Imagens fotográficas
Comunicação visual
Smartphones
Tecnology
Photography
Online social networks
Images, Photographic
Visual communication
Smartphones
Data do documento: 25-Jan-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Daniel Oikawa. Ponto de convergência: a câmera do smartphone como catalisadora da produção de imagens do cotidiano do usuário amador. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta pesquisa faz uso das quatro manifestações da tecnologia propostas por Carl Mitcham, a tecnologia como objeto, como conhecimento, como atividade e como volição, para analisar como as câmeras integradas nos atuais smartphones estão relacionadas com o aumento da produção de imagens no cotidiano do usuário amador e quais os principais usos desse tipo de imagem. Primeiramente, é pensada a fotografia em sua manifestação como objeto, analisando o desenvolvimento das câmeras e dos smartphones para definir os elementos tecnológicos que convergiram em um único aparelho, simplificando o processo de produção e compartilhamento de imagens, com base em Wagner Souza e Silva, Vilém Flusser e Arlindo Machado. A seguir, a fotografia é explorada em sua manifestação como conhecimento, sendo definida como linguagem visual específica, em comparação com outros tipos de imagens, nas suas características como imagem técnica e reprodutível, e no seu papel na sociedade contemporânea, com o apoio de autores como Roland Barthes, Walter Benjamin e Norval Baitello Junior. A fotografia se manifesta como volição por meio do usuário, que antes recebia a informação dos meios de comunicação em massa, e hoje se tornou um emissor-receptor de conteúdo nas redes sociais, realizando o desejo inato de compartilhamento por meio das oportunidades oferecidas pelo aparelho, segundo estudos de Marshall Poe, Clay Shirky e André Lemos. Por último, a fotografia como atividade se manifesta em usos novos e amplificados, com ênfase na fotografia como forma de experiência, de identidade e de comunicação, sendo Susan Sontag a principal teórica, com seu estudo sobre o uso social da fotografia amadora, que ganhou novo impulso com os smartphones.
Abstract: This research makes use of the four manifestations of technology proposed by Carl Mitcham, technology as an object, as knowledge, as activity and as volition, to analyze how the cameras integrated in the current smartphones are related to the increase in the production of images in the daily life of the user amateur and what are the main uses of this type of image. Firstly, photography is thought of in its manifestation as an object, analyzing the development of cameras and smartphones to define the technological elements that converged in a single device, simplifying the process of production and sharing of images, based on Wagner Souza e Silva, Vilém Flusser and Arlindo Machado. Next, photography is explored in its manifestation as knowledge, being defined as a specific visual language, in comparison with other types of images, in its characteristics as a technical and reproducible image, and in its role in contemporary society, with the support of authors. Such as Roland Barthes, Walter Benjamin and Norval Baitello Junior. Photography manifests itself as volition through the user, who previously received information from the mass media, and today has become an emitter-receiver of content on social networks, realizing the innate desire to share through the opportunities offered by the device, according to studies by Marshall Poe, Clay Shirky and André Lemos. Finally, photography as an activity manifests itself in new and amplified uses, with an emphasis on photography as a form of experience, identity and communication, Susan Sontag being the main theorist, with her study on the social use of amateur photography, which gained new momentum with smartphones.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24965
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