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Título: Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico
Título(s) alternativo(s): Analysis of a valve drive system from a single-cylinder engine
Autor(es): Guandalin, Wellington Luiz Gava
Orientador(es): Rodrigues, Fabio Rodrigo Mandello
Palavras-chave: Válvulas
Cinemática
Dinâmica
Movimentos mecânicos
Molas
Valves
Kinematics
Dynamics
Mechanical movements
Springs (Mechanism)
Data do documento: 20-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GUANDALIN, Wellington Luiz Gava. Análise do sistema de acionamento de válvulas de um motor monocilíndrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de um sistema de acionamento de válvulas aplicado a um motor monocilíndrico de quatro tempos, voltado a alta eficiência energética. É de suma importância compreender o funcionamento do motor e seus componentes para desenvolver alterações visando um bom rendimento com segurança. Um dos sistemas mais importantes é o trem de válvulas. Uma análise baseada em estudos já realizados permite compreender o seu comportamento, bem como obter os principais esforços envolvidos para avaliar e realizar o dimensionamento de uma nova mola adequada ao sistema de acordo com seu funcionamento para uma nova faixa de rotação de trabalho. O desenvolvimento de um modelo simplificado permite a realização de cálculos fornecendo bons resultados para o objetivo em questão, que juntamente com a simulação fornece os parâmetros necessários para dimensionar a nova mola e avaliar quanto a sua solicitação. Por meio da revisão bibliográfica foi possível desenvolver uma metodologia para realizar as análises cinemáticas e dinâmicas e posteriormente a simulação dinâmica para confrontar os resultados e validar o método utilizado. A partir dos resultados obtidos, uma nova mola foi projetada satisfazendo as condições impostas pelo sistema.
Abstract: This work presents an analysis of a valve drive system applied in a single-cylinder engine of four stroke, focused on high energy efficiency. It’s so important to understand the running of engine and its parts to develop changes aiming at good performance with safety. One of the most important system is the valve train. An analysis based on studies already done allows to understand its behavior, as well as obtain the main forces involved to evaluate it and perform the sizing of new spring appropriate for the system according to its operation. The development of a simplified model allows to realize calculations providing good results for the present purpose that in addition with the simulation can supply required parameters to size the new spring and evaluate it as for its application. Through the bibliographical review was possible to develop a methodology to perform the kinematic analysis, dynamic analysis and posteriorly the dynamic simulation to confront the results and validate the used method. From the obtained results the new spring was designed satisfying the imposed conditions by the system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24947
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