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dc.creatorDe Carli, Marcos-
dc.date.accessioned2021-05-12T16:49:47Z-
dc.date.available2021-05-12T16:49:47Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationDE CARLI, Marcos. Dimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jato. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24937-
dc.description.abstractThis paper presents the study for the sizing of the variable length intake manifold for the energy efficiency prototype of Universidade Tecnológica Federal do Paraná located in Pato Branco, focusing on increasing the volumetric and energy efficiency of the engine by harnessing the accumulated kinetic energy in the fluid present in the intake manifold after closing the in take valve. Through concepts discussed and selection of equations that best fit the engine, the theoretical sizing was performed through computational interactions generating collector length values that are compatible with the engine speed and the speed of the fluid to be admitted, ensuring that the length is compatible with the frequency of the wave moving through the collector. In addition to the sizing, improvements are presented for air flow, atomization of the mixture and simulations that present improvements regarding the operation of the collector. Bringing in the end the collector dimensioned in a way that guarantees efficiency gains to the motor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotorespt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidospt_BR
dc.subjectEnergia - Consumopt_BR
dc.subjectMotores - Rendimentopt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectMotorspt_BR
dc.subjectFluid dynamicspt_BR
dc.subjectEnergy consumptionpt_BR
dc.subjectMotors - Yieldspt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.titleDimensionamento do coletor de admissão de geometria variável para um motor de ciclo Otto aplicado ao protótipo de eficiência energética da equipe Pato a Jatopt_BR
dc.title.alternativeVariable geometry intake manifold sizing for an Otto cycle engine applied to the Pato a Jato team energy efficiency prototypept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o estudo para o dimensionamento do coletor de admissão de comprimento variável para o protótipo de eficiência energética da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Pato Branco, com foco no aumento da eficiência volumétrica e energética do motor através do aproveitamento da energia cinética acumulada no fluido presente no coletor de admissão após o fechamento da válvula de admissão. Através de conceitos discutidos e seleção de equações que se adéquem da melhor forma ao motor, o dimensionamento teórico foi realizado através de interações computacionais gerando valores de comprimento do coletor que são compatíveis com a rotação do motor e a velocidade do fluido a ser admitido, garantindo que o comprimento seja compatível com a frequência da onda que se desloca pelo coletor. Como complemento junto ao dimensionamento são apresentadas melhorias para o fluxo de ar, atomização da mistura e simulações que apresentam melhorias referentes ao funcionamento do coletor. Trazendo ao final o coletor dimensionado de forma que garanta ganhos de eficiência ao motor.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Martinelli Junior, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee1Ostapiv, Fabiano-
dc.contributor.referee2Adamczuk, Paulo Cezar-
dc.contributor.referee3Martinelli Junior, Luiz Carlos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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