Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24936
Título: Dimensionamento de moto bomba movida a um motor de combustão interna para alimentação de caldeira
Título(s) alternativo(s): Dimensioning of motorcycle pump powered by an internal combustion engine for boiler feeding
Autor(es): Almeida, Lucas Biagi
Orientador(es): Martinelli Junior, Luiz Carlos
Palavras-chave: Combustão
Motores de combustão interna
Caldeiras
Combustion
Internal combustion engines
Boilers
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BIAGI, Lucas Biagi. Dimensionamento de moto bomba movida a um motor de combustão interna para alimentação de caldeira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Neste trabalho apresenta-se um estudo realizado com o objetivo fazer um projeto de dimensionamento de bomba para fazer o reabastecimento de uma caldeira que funcione sem a necessidade de energia elétrica, com a finalidade de promover uma saída emergencial para uma situação estrema, evitando a parada eminente do sistema de produção de uma empresa de laticínios situada no Sudoeste do Paraná. Apresenta conceitos teóricos de caldeiras a vapor, motores a combustão interna e bombas d’água, assim como, todos os cálculos teóricos necessários para encontrar dados essenciais para o dimensionamento dos equipamentos. Ao final, apresenta-se como resultado, bombas e motores encontrados em catálogos de fornecedores assim como uma planta 2D da casa da caldeira onde estão presentes o sistema de bombeamento, identificando que as dimensões da bomba e do motor são adequados para a instalação no local sem a necessidade de reformas estruturais.
Abstract: This paper presents a study carried out with the objective of making a pump sizing project to replenish a boiler that works without the need for electricity, with the purpose of promoting an emergency exit to a narrow situation, avoiding downtime of the production system of a dairy company located in southwestern Paraná. It presents theoretical concepts of steam boilers, internal combustion engines and water pumps, as well as all the theoretical calculations necessary to find essential data for equipment sizing. In the end, we present as a result pumps and motors found in supplier catalogs as well as a 2D boiler house layout where the pumping system is present, identifying that the pump and motor dimensions are suitable for on-site installation without the need for structural reforms
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24936
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2019_2_17.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.