Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Celia Alves-
dc.date.accessioned2021-05-04T17:05:16Z-
dc.date.available2021-05-04T17:05:16Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.citationPEREIRA, Celia Alves. Utilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudo. 2021. [146] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24893-
dc.descriptionAcompanha: Jogo de tabuleiro "Divisão em Trilha": uma aventura matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to investigate how the game “Division in Track”, applied to students of the sixth year of Elementary School of a State school in the northwest region of Paraná, can contribute to the learning of the operation of division and concepts (multiples and divisors). The research took a qualitative approach; the data were obtained through written records in the activities and questionnaires applied to students participating in the research and through audio and image recordings. The results were interpreted using the Vygotskyan framework, in which the game was considered a mediator of knowledge. The results show evidence that this game made it possible to learn the division operation, by allowing students to interact through mediation characterized by the Vygotskyan approach; collaborated to carry out work in groups and in pairs, providing a favorable, dynamic, fun, and pleasant environment for mathematical learning. Thus, the game is recommended as a potential educational product for students of basic education, in view of the teaching of division by teachers who teach mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectArithmeticpt_BR
dc.subjectDivisionpt_BR
dc.titleUtilização do jogo "Divisão em Trilha" na aprendizagem de conceitos de divisão: um estudopt_BR
dc.title.alternativeUse of the "Track Division" game in learning division concepts: a studypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar de que forma o jogo “Divisão em Trilha”, aplicado a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio Estadual da região noroeste do Paraná, pode contribuir para a aprendizagem da operação de divisão e conceitos a ela relacionados (múltiplos e divisores). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa; os dados foram obtidos por meio de registros escritos de atividades e questionários aplicados aos alunos, participantes da pesquisa, e de gravações de áudio e imagem. A interpretação dos resultados foi realizada a partir do referencial Vygotskyano, em que o jogo foi considerado um instrumento mediador do conhecimento. Os resultados apresentam indícios de que esse jogo oportunizou a aprendizagem da operação de divisão, ao permitir a interação dos alunos pela mediação caracterizada pela abordagem Vygotskyana; colaborou para a realização do trabalho em grupo e aos pares, proporcionando um ambiente favorável, dinâmico, divertido e agradável para a aprendizagem matemática. Desta forma, recomenda-se o jogo enquanto produto educacional potencial a estudantes da educação básica, tendo em vista o ensino de divisão por professores que ensinam matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9526-5738pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4752749821616987pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.contributor.referee1Frederico, Fernando Temporini-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6455-2881pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0913949121874990pt_BR
dc.contributor.referee2Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogodivisaotrilhaestudo.pdf7,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogodivisaotrilhaestudo_produto.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons