Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Wanderson Rocha-
dc.date.accessioned2021-04-30T18:42:02Z-
dc.date.available2021-04-30T18:42:02Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationLOPES, Wanderson Rocha. Tensões em um curso de formação de professores de uma escola do campo. 2021. [223] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24886-
dc.descriptionAcompanha: Complexos de estudo: uma proposta formativa para a educação do campo.pt_BR
dc.description.abstractThis research operates on the threshold of some themes based on past experiences in a teacher training course at a rural school. The course was developed in nine meetings with the teachers of the initial grades of Elementary School. It took place in the spaces of the Municipal Rural School Trabalho e Saber, located in a rural settlement of agrarian reform, called Eli Vive I. In this course, we aim to assist teachers in the planning of classes based on a pedagogical proposal elaborated collectively by the Landless Workers’ Movement. Thus, the course led to an immersion in themes such as Rural Education, the history of the school and the Movement’s pedagogical proposal. With a cartographic methodological practice, we try to open up to the potentiated experiences in a space such as this, mindful of the various assemblages of heterogeneous elements involved. We seek to investigate the tensions, as producers of knowledge, in the encounter between a curricular proposal of a rural social movement and the subjects of different involvement with this reality. Throughout the course, methods began to take shape, such as audio recording of the meetings, the researcher’s field notes, material produced for the course and activities and notes made by the course participants. The composition of the data produced was carried out to provide the reader with the potential of such experiences in the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectSocial movementspt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.titleTensões em um curso de formação de professores de uma escola do campopt_BR
dc.title.alternativeTensions in a teacher training course at a rural schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNossa pesquisa opera no limiar de alguns temas partindo de experiências passadas em um curso de formação de professores de uma escola do campo. O curso foi desenvolvido em nove encontros com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ocorreu nos espaços da Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber, localizada em um assentamento rural de reforma agrária, chamado Eli Vive I. Nesse curso, objetivamos auxiliar os professores no planejamento de aulas fundamentadas em uma proposta pedagógica elaborada de forma coletiva pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dessa forma, o curso levou a uma imersão em temas como Educação do Campo, a história da escola e a proposta pedagógica do Movimento. Com uma prática metodológica cartográfica, procuramos nos abrir para as experiências potencializadas em um espaço como esse, atentos aos agenciamentos dos vários elementos heterogêneos envolvidos. Buscamos investigar as tensões, enquanto produtoras de conhecimento, no encontro entre uma proposta curricular de um movimento social do campo e os sujeitos de diferentes envolvimentos com essa realidade. Durante o curso, métodos foram tomando contornos, como gravação de áudio dos encontros, diário de campo do pesquisador, material produzido para o curso e atividades e anotações feitas pelos participantes do curso. A composição dos dados produzidos foi realizada buscando agenciar o leitor às potências de tais experiências em campo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0271-5857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0738854938569513pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçales, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee3Miarka, Roger-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0633-8446pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746633087499932pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresescolacampo.pdf5,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessoresescolacampo_produto.pdf2,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons