Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24884
Título: Principais inadequações encontradas nos textos argumentativos de alunos ingressantes no curso de Letras da UTFPR, Câmpus Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Main inadequacies found in the argumentative texts of the new studentes the UTFPR letters course, Campus Pato Branco
Autor(es): Marchiori, Thaís Aline
Orientador(es): Lehmkuhl, Letícia Lemos Gritti
Palavras-chave: Análise do discurso
Gêneros literários
Artigo
Análise linguística - Textos
Textos
Discourse analysis
Literary form
Article
Linguistic analysis (Linguistics) - Texts
Texts
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARCHIORI, Thaís Aline. Principais inadequações encontradas nos textos argumentativos de alunos ingressantes no curso de Letras da UTFPR, Câmpus Pato Branco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2019.
Resumo: Tendo em vista a fragilidade no processo de ensino-aprendizado de escrita de textos argumentativos, de alunos que concluíram o Ensino Médio, observada através de dados de pesquisa como os do INEP, esta pesquisa teve como foco analisar quais são os pontos com maior recorrência de erros que podem ser encontrados nesse tipo de texto. Assim, buscou-se investigar artigos de opinião de alunos ingressantes na Licenciatura em Letras Português-Inglês, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco. Os textos analisados foram produzidos em um curso de extensão intitulado “Oficina de Leitura, Escritura e Reescritura de Artigos de Opinião”, que tinha como objetivo justamente melhorar a qualidade dos textos argumentativos dos alunos e é nessa primeira versão dos textos que esta pesquisa se deteve. Assim, após a escrita, os artigos foram coletados e corrigidos pelos professores responsáveis pelo referido curso de extensão. Em um segundo momento, foi realizado um mapeamento de inadequações encontradas nos textos e com base nos referenciais teóricos da Linguística, dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2003), do artigo de opinião, de Brakling (2000) e Goldstein (2009), da argumentação, de Garcia (2002) e Abreu (2008), da coesão e coerência, de Koch (2010, 2014) e Marcuschi (2008) e da norma culta e norma padrão, de Faraco (2008), dentre outros autores, essas inadequações foram classificadas em: ortografia, gramática, coesão e coerência e questões de gênero. Em seguida, somou-se o valor total que cada categoria atingiu e obteve-se o resultado do estudo. Sobre os resultados, verificou-se que as principais falhas encontradas nos textos analisados estão relacionadas às questões do gênero discursivo. Dentre essas questões, as que atingiram os maiores números de inadequações são as que se referem à argumentação e à opinião. Além disso, deve-se destacar que os erros relacionados à gramática (da norma padrão) também atingiram um resultado significativo. Portanto, os problemas são discursivos, mas também formais.
Abstract: Considering the fragility in the teaching-learning process of writing argumentative texts, of students who finished high school, observed through research data such as those of INEP, this research had the focus to analyze which are the points with the greatest recurrence of errors that can be found in this type of text. Thus, we sought to investigate students’ opinion articles of the Portuguese and English Language Teaching Course, of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. The texts analyzed were produced in an extension course titled “Workshop of Reading, writing and rewriting of Opinion Articles”, whose objective was precisely to improve the quality of the students’ argumentative texts and it is in this first version of the texts that this research was focused. Thus, after writing, the articles were collected and corrected by the teachers responsible for the said extension course. In a second moment, was performed a mapping of the inadequacies found in the texts and based on the theoretical references of Linguistics, of the discourse genres, of Bakhtin (2003), Brakling (2000) and Goldstein (2009) of the argumentation, by Garcia (2002) ) and Abreu (2008), of the cohesion and the coherence, of Koch (2010, 2014) and Marcuschi (2008) and of the cultured norm and standard norm of Faraco (2008), among other authors, these inadequacies were classified as in: spelling, grammar, cohesion, coherence, and gender issues. Then, the total value of each category was added, and the result of the study was obtained. On the results, it was verified that the main problems found in the texts analyzed are related to the discursive genre issues. Among those questions, those that have reached the greatest number of inadequacies are those that refer to argumentation and opinion. In addition, it should be noted that errors related to grammar (of the standard norm) also achieved a significant result. Therefore, the problems are discursive, but also formal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24884
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2019_1_10.pdf5,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.