Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaccio, João Pedro Cardoso-
dc.date.accessioned2021-04-27T19:21:32Z-
dc.date.available2021-04-27T19:21:32Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.citationFACCIO, João Pedro Cardoso. Representações da realidade brasileira nos primeiros anos da ditadura militar: um diálogo entre Rogério Sganzerla e Rubem Fonseca. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24861-
dc.description.abstractThis work aimed to investigate, through short stories from the first productions of Rubem Fonseca and the film O Bandido da Luz Vermelha, by Rogério Sganzerla, elements of representation of the Brazilian reality in the early years of the Military Dictatorship, in the 1960s. The hypothesis was based on the possibility that the narrative constructions of Fonseca and Sganzerla were formed under the aegis of the “human debasement”, the grotesque. Therefore, this dissertation carried out a journey that sought to understand some of the main modes of fiction based on social reality. Afterwards, the work focused on the biographies of Sganzerla and Fonseca, in favor of identify the main influences and sources of creation. In sequence, there was also an analysis of the situations of Literature and Cinema as arts imported from Europe to Brazilian lands. Finally, and with greater focus, this dissertation executed an analysis of the short stories “Fevereiro ou Março”, “A Coleira do Cão” and “Manhã de Sol”, by Rubem Fonseca, and the film O Bandido da Luz Vermelha, by Rogério Sganzerla, in order to bring together the authors in a dialogue about the representation of the Brazilian reality in their works. The analysis was centered on the marks of the grotesque as an aesthetic category, with a view to verify whether these marks were preponderant in the narrative strategy of the authors and also in Brazilian society, especially from the 1960s. In the corpus of this work, among the main authors who constituted the critical-theoretical basis, are Alfredo Bosi, Antonio Candido, Jean-Claude Bernardet, Karl Erik Schøllhammer, Leyla Perrone Moisés, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Paulo Emílio Salles Gomes, Ruben George Oliven and Tânia Pellegrini. The creative complexity of Fonseca and Sganzerla, added to the theme of marginality and the intricate social relations in Brazil justify this work as an effort to make such discussions more critical and profound.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectDitadura - Brasilpt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectDitadura na literaturapt_BR
dc.subjectMotion picturespt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subjectDictatorship - Brasilpt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectDictatorship in literaturept_BR
dc.titleRepresentações da realidade brasileira nos primeiros anos da ditadura militar: um diálogo entre Rogério Sganzerla e Rubem Fonsecapt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of Brazilian reality in the first years of military dictatorship: a dialogue between Rogério Sganzerla and Rubem Fonsecapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar, por meio de contos das primeiras produções de Rubem Fonseca e do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, elementos de representação da realidade brasileira nos primeiros anos da Ditadura Militar, na década de 1960. A hipótese foi baseada na possibilidade de as construções narrativas de Fonseca e Sganzerla formarem-se sob a égide do “rebaixamento humano”, o grotesco. Para isso, esta dissertação realizou um percurso que buscou compreender alguns dos principais modos de ficção baseada na realidade social. Após, o trabalho se concentrou nas biografias de Sganzerla e Fonseca, a fim de identificar as principais influências e fontes de criação. Em sequência, houve também uma análise das situações da Literatura e do Cinema como artes importadas da Europa para terras brasileiras. Por fim, e com maior foco, esta dissertação realizou uma análise dos contos “Fevereiro ou Março”, “A Coleira do Cão” e “Manhã de Sol”, de Rubem Fonseca, e do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, a fim de aproximar os autores em um diálogo sobre a representação da realidade brasileira em suas obras. A análise foi centrada nas marcas do grotesco como categoria estética, de modo a verificar se essas marcas foram preponderantes na estratégia narrativa dos autores e também na sociedade brasileira, sobretudo a partir da década de 1960. No corpus deste trabalho, entre os principais autores que constituíram o embasamento crítico-teórico, estão Alfredo Bosi, Antonio Candido, Jean-Claude Bernardet, Karl Erik Schøllhammer, Leyla Perrone Moisés, Muniz Sodré, Raquel Paiva, Paulo Emílio Salles Gomes, Ruben George Oliven e Tânia Pellegrini. A complexidade criativa de Fonseca e Sganzerla somada à temática da marginalidade e às intrincadas relações sociais no Brasil justificam este trabalho como um esforço para tornar tais discussões mais críticas e profundas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5808-3169pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287893622168350pt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee2Guizzo, Antonio Rediver-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6583-8205pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9762-1775pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee5Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
realidadebrasileirafonsecasganzerla.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.