Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848
Título: A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente
Autor(es): Giannasi, Maria Júlia
Di Chiara, Ivone Guerreiro
Cruz, Vilma Aparecida Gimenes da
Reis, Sandra Gomes de Oliveira
Palavras-chave: Biblioteconomia
Formação profissional
Seminários (Estudo)
Avaliação educacional
Library science
Occupational training
Seminars
Education - Evaluation
Data do documento: 2001
Câmpus: Londrina
Citação: GIANNASI, Maria Júlia et al. A realização de seminários no curso de biblioteconomia da UEL enquanto prática de ensino/aprendizagem ou de avaliação discente. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 235 - 248, jul./dez.2001. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/430. Acesso em: 23 abr. 2021.
Resumo: Pesquisa do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Estadual de Londrina, realizada com o objetivo de identificar significados e conseqüências das práticas avaliativas no curso de biblioteconomia, destacando experiências positivas no entendimento dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se a metodologia da problematização, a qual segue as seguintes etapas: observação da realidade; identificação dos pontos–chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade. Em teste piloto, constatou-se que o seminário, da forma como é entendido pelos alunos, é a prática de avaliação mais positiva. Apartir desse resultado inicial, aprofundou-se o entendimento que alunos e professores do curso de biblioteconomia têm do seminário como prática pedagógica. Os resultados demonstram limitações no entendimento dessa prática pedagógica que, no âmbito do curso, detectou não haver distinção clara no uso como procedimento didático e como procedimento de avaliação, necessitando intervenções significativas de especialistas da área.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24848
ISSN: 1981-5344
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seminariocursobiblioteconomiauel.pdf237,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons