Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24812
Título: Trajetória histórica da criação dos cursos técnicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí
Título(s) alternativo(s): Historical trajectory of the creation of nursing technical courses at the Federal University Of Piauí
Autor(es): Marinelli, Natalia Pereira
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Ensino técnico - Enfermagem
Escolas de enfermagem - Piauí
Ensino técnico - Enfermagem - História
Universidade Federal do Piauí - História
Profissões - Enfermeiro - História
Ambiente de trabalho - Enfermagem
Enfermagem - Legislação
Technical education - Nursing
Nursing schools - Piauí
Technical education - Nursing - History
Universidade Federal do Piauí - HIstory
Professions - Nursing - History
Work environment - Nursing
Nursing - Law and legislation
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARINELLI, Natalia Pereira. Trajetória histórica da criação dos cursos técnicos de enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O interesse pelo estudo de fatos históricos é antigo. Estudar a trajetória histórica é muito importante, pois permite-nos conhecer o passado, as diferentes relações entre os grupos sociais, bem como compreender a forma de transformação do ser humano em seus mais diversos contextos. A Universidade Federal do Piauí possui três Colégios Técnicos vinculados: Colégio Técnico de Teresina, Colégio Técnico de Floriano e Colégio Técnico de Bom Jesus. Não existem registros suficientes, estudos científicos e pesquisas que abordem a trajetória histórica da criação dos cursos técnicos em enfermagem da Universidade Federal do Piauí, retratando as dificuldades, conquistas e fatos que impulsionaram ou retardaram esse processo. O objetivo geral do estudo é analisar a trajetória histórica de criação do curso técnico de enfermagem nas três escolas da Universidade Federal do Piauí. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica de caráter qualitativo, utilizando-se da análise documental e pesquisa de campo por meio da técnica de entrevistas, com os envolvidos no processo de criação dos cursos técnicos da UFPI, tendo como base os recursos oferecidos pela História Oral Temática para sua execução. Fizeram parte do estudo os primeiros coordenadores dos cursos técnicos de enfermagem, membros das comissões designadas para a criação dos cursos e para a elaboração do Projeto para sua criação, os primeiros docentes, os diretores das escolas da ocasião e alguns docentes dos cursos da época da criação, totalizando 11 colaboradores. O produto da análise resultou em quatro categorias: O prelúdio dos cursos técnicos de enfermagem da UFPI; Estrutura física e condições de trabalho; Relação com a comunidade, reitoria e demais cursos; e Relação aluno-professor. No que se diz respeito aos fatores que impulsionaram a criação e a origem do curso, descobriu-se que, além da demanda local, estão os interesses políticos da própria instituição e a solicitação por parte da comunidade. O primeiro Curso Técnico de Enfermagem da UFPI foi idealizado para se instalar em Floriano. Os recursos físicos e materiais para o início das aulas eram satisfatórios para a época e a relação entre os professores e os alunos ocorria de maneira afetuosa, com respeito, confiança e cumplicidade. Os resultados desta pesquisa trouxeram informações relevantes para o conhecimento da origem dos cursos técnicos de Enfermagem da referida Universidade. Dessa maneira, reconhecendo a importância do resgate histórico para a consolidação do curso e da profissão, é que se corrobora o valor desse estudo para a preservação da memória dos profissionais da enfermagem, tornando-se também um componente importante da história dos discentes e docentes deste curso.
Abstract: The interest in the study of historical facts is old. Studying the historical trajectory is especially important because it allows us to know the past, the different relationships among social groups, as well as to understand the way of transformation of the human being in its most diverse contexts. The Federal University of Piauí has three linked Technical Colleges: Technical College of Teresina, Technical College of Floriano and Technical College of Bom Jesus. There are not enough registers, scientific studies and researches that approach the historical trajectory of the creation of the nursing technical courses of the Federal University of Piauí, portraying the difficulties, conquests and facts that impelled or delayed this process. The general objective of the study is to analyze the historical trajectory of the creation of the nursing technical course in the three schools of University Federal of Piauí. It is a sócio-historical research of qualitative character, using the analysis of documents and field research through the technique of interviews, with those involved in the process of creating the technical courses of UFPI, based on the resources offered by the Thematic Oral History for its implementation. The first coordinators of the technical nursing courses, members of the commissions designated for the creation of the courses and for the elaboration of the Project for its creation, the first teachers, the directors of the schools of the occasion and some teachers of the courses of the time of creation were part of the study, totaling 11 collaborators. The product of the analysis resulted in four categories: The prelude of the technical nursing courses at UFPI; physical structure and working conditions; relationship with the community, rectory and other courses; and student-teacher relationship. Regarding the factors that drove the creation and origin of the course, it was discovered that, besides the local demand, there are the political interests of the institution itself and the request by the community. The first UFPI Technical Nursing Course was designed to be installed in Floriano. The physical and material resources for the beginning of the classes were satisfactory for the time and the relationship between teachers and students occurred in an affectionate way, with respect, confidence and complicity. The results of this research brought relevant information to the knowledge of the origin of the technical courses of nursing of the referred University. In this way, recognizing the importance of the historical rescue for the consolidation of the course and the profession, it is that corroborates the value of this study for the preservation of the memory of nursing professionals, becoming also an important component of the history of students and teachers of this course.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24812
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trajetoriahistoricatecnicosenfermagem.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons