Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOtoni, Cláudia Danielle de França-
dc.date.accessioned2017-09-25T21:09:58Z-
dc.date.available2017-09-25T21:09:58Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.citationOTONI, Cláudia Danielle de França. Uso de tecnologias assistivas no ensino de geometria: uma experiência em aluno com múltiplas deficiências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2479-
dc.descriptionAcompanha: Ângulos: o ensino de geometriapt_BR
dc.description.abstractThis paper, in a quality approach, aims to present the teaching of Geometry and the inclusion of students with Multiple Disabilities in classes of regular education. It also aims to elucidate the contributions of Assistive Technologies in teaching and learning mathematical contents of Geometry encouraging students’ autonomy when carrying out regular activities in regular education classes. The revision of literature in this investigation contemplated studies on teaching Geometry and scholar inclusion, using Assistive Technologies. In the pedagogical intervention mathematical concepts in Geometry were addressed, straight lines, semistraight lines, construction and measurement of angles, in a fifth grade class of the Primary Education in a public school, in the countryside in the state of Paraná, which has included a girl student with Multiple Disabilities. In order to develop those activities, a didactic material “Adapted Protractor” was elaborated, to help the students with Multiple Disabilities and/or students with Neuromotor Physical Disabilities. After the application of activities, it was possible to observe the contribution of the use of Assistive Technology to the teaching of Geometry for students with Multiple Disabilities, allowing them to understand and learn mathematical concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças deficientes - Educaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChildren with disabilities - Educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleUso de tecnologias assistivas no ensino de geometria: uma experiência em aluno com múltiplas deficiênciaspt_BR
dc.title.alternativeUse of assistive technologies in geometry teaching: an experience in a student with multiple disabilitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta como tema o ensino de Geometria e a inclusão de alunos com Múltiplas Deficiências em classes de ensino regular. Busca-se, por meio dessa, evidenciar as contribuições que as Tecnologias Assistivas trazem para o ensino e aprendizagem do conteúdo matemático de Geometria para esses alunos, de forma a favorecer sua autonomia na realização de atividades comuns nas turmas de ensino regular. A revisão de literatura, nesta investigação, considerou estudos relacionados ao tema ensino de geometria e a inclusão escolar, utilizando Tecnologias Assistivas. Na intervenção pedagógica foram abordados conceitos matemáticos em Geometria, retas, semirretas, construção e medição de ângulos, em uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, do interior do Paraná, que contava com uma aluna com Múltipla Deficiência inclusa. Para o desenvolvimento das atividades, elaborou-se o material didático “Transferidor Adaptado”, para auxiliar alunos com Múltiplas Deficiências e/ou com alunos com Deficiência Física Neuromotora. Após a aplicação das atividades, foi possível observar a contribuição do uso da Tecnologia Assistiva para o ensino de geometria, aos alunos com Múltiplas Deficiências, permitindo a eles a compreensão e aprendizagem de conceitos matemáticos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8125010348081528pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Otoni, Cláudia Danielle de França_2016.pdf6,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Otoni, Cláudia Danielle de França_2016_1.pdf174,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.