Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGondin, Carolyne de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-09-25T21:07:13Z-
dc.date.available2017-09-25T21:07:13Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationGONDIN, Carolyne de Oliveira. Sequência didática para o ensino de ácidos e bases: da experimentação ao jogo numa abordagem contextualizada. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2478-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática - Ensino de ácidos e bases: da experimentação ao jogo numa abordagem contextualizadapt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to evaluate the contribution of a didactic sequence for the learning of students in the teaching of acid functions and bases, in which experimentation and a game in a contextualized approach were used. The methodological approach was qualitative of an interpretative nature, with participant observation, of its applied nature. Twenty-six students participated in the study, from the first grade of high school, of the morning term, of a state school in the Southern Center Region of Paraná, Brazil. The data analysis was carried out, from categories, and subcategories, stratified of the content of the students' answers, in the MAXQDA program. The analysis and interpretation of the data were obtained from the development of the didactic sequence, which integrated different activities, in eight moments, articulated from a problematizing experimentation, to a didactic game, in a contextualized approach. It indicated contributions of problematizing experimental activity, as an efficient strategy, for problematization, contextualization, and the stimulation of research questions. It made possible the accomplishment of discussions, reflection, registers, and hypotheses about the subject, which were fundamental for data generation, regarding the initial conceptions of the students about acids and bases. It aroused the curiosity of the students for the experimental events, causing them to act as protagonists in the construction of their knowledge in the search for answers in a scientific attitude. The development of the elaborated didactic game unanimously stimulated students' motivation, enhanced interest, curiosity and active participation in activities, improving students’ relationships and as consequence a conceptual, social and emotional evolution has arisen. In general, the didactic sequence contributed to the students establishing relationships between the scientific contents of acids and base and their context, being instigated in the search for knowledge. Thus, it was possible to observe contributions in the dimensions of conceptual, procedural, and attitudinal scope, foreseen in educational intentions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAcidspt_BR
dc.subjectBases (Chemistry)pt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de ácidos e bases: da experimentação ao jogo numa abordagem contextualizadapt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence for the teaching of acids and bases: from experimentation to play a experimentation to contextualized approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática, para a aprendizagem de estudantes, no ensino de funções ácidos e bases, em que se utilizou da experimentação, e, de um jogo, numa abordagem contextualizada. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante, de sua natureza aplicada. Participaram da pesquisa, 26 estudantes, do primeiro ano do ensino médio, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da Região Centro Sul do Paraná, Brasil. A análise de dados foi realizada, a partir de categorias, e subcategorias, estratificadas do conteúdo das respostas dos estudantes, no programa MAXQDA. A análise e interpretação, dos dados foram realizadas a partir do desenvolvimento da sequência didática, que integrou diferentes atividades, em oito momentos, articulada desde uma experimentação problematizadora, a um jogo didático, numa abordagem contextualizada. Indicou contribuições da atividade experimental problematizadora, como uma estratégia eficiente, para problematização, contextualização, e, o estímulo a questionamentos de investigação. Possibilitou a realização de discussões, reflexão, registros, e, levantamento de hipóteses a respeito do tema, que foram fundamentais para geração de dados, a respeito das concepções iniciais dos estudantes, sobre ácidos e bases. Despertou a curiosidade dos estudantes para os acontecimentos experimentais, fazendo com que agissem como protagonistas na construção de seu conhecimento na busca de respostas, numa atitude cientifica. O desenvolvimento do jogo didático elaborado estimulou de forma unânime a motivação dos estudantes, potencializou o interesse, a curiosidade, participação ativa nas atividades, melhorando o relacionamento entre estudantes, e como consequência a evolução conceitual, social e emocional. De forma geral, a sequência didática, contribuiu para que os estudantes estabelecessem relações entre os conteúdos científicos de ácidos e base, e o seu contexto, sendo instigados na busca pelo saber. De forma que, foi possível observar contribuições nas dimensões de abrangência conceitual, procedimental, e atitudinal, previstas nas intenções educacionais.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504640356650832pt_BR
dc.contributor.advisor1Sauer, Elenise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3291362809148194pt_BR
dc.contributor.referee1Ohira, Marcio Akio-
dc.contributor.referee2Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.referee3Sauer, Elenise-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Gondin, Carolyne de Oliveira_2016.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Gondin, Carolyne de Oliveira_2016_1.pdf6,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.