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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24768
Título: | Estudos destinados à construção de aterros reforçados no laboratório |
Autor(es): | Gama, Priscilla de Andrade Colonhese |
Orientador(es): | Fonseca, Ewerton Clayton Alves da |
Palavras-chave: | Aterros Mecânica do solo Normas técnicas (Engenharia) Embankments Soil mechanics Standards, Engineering |
Data do documento: | 10-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | GAMA, Priscilla de Andrade Colonhese. Estudos destinados à construção de aterros reforçados no laboratório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018. |
Resumo: | Este trabalho estuda o dimensionamento de muros em solo mecanicamente estabilizados utilizando materiais adquiridos no comércio local. Os materiais selecionados para construir o aterro reforçado foram papel Kraft e areia. Estes materiais foram caracterizados mediante ensaios de laboratório e consultas à literatura técnica foram realizadas para que um possível dimensionamento do aterro reforçado fosse executado. Foram realizados dois dimensionamentos: um com o papel Kraft mobilizado ao longo de sua direção de fabricação e outro com a mobilização da resistência ocorrendo na direção perpendicular à direção de fabricação. Os resultados obtidos com os dimensionamentos sugerem uma economia de aproximadamente 30% de papel Kraft quando o mesmo é mobilizado ao longo da sua direção de fabricação. |
Abstract: | This paper studies the design of mechanically stabilized earth walls using materials purchased in the local commerce. The materials selected to build the reinforced landfill were Kraft paper and sand. These materials were characterized by laboratory tests and consultations to the technical literature were carried out hence a possible design of the reinforced landfill was executed. Two designs were carried out: one with the Kraft paper mobilized along its manufacturing direction and another with the mobilization of its resistance occurring in the perpendicular direction to the manufacturing direction. The obtained results with the design suggest an economy of approximately 30 % of Kraft paper when it is mobilized along its manufacturing direction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24768 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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