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Título: Estudo avaliativo acerca do fechamento do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos
Título(s) alternativo(s): Study on the closing of the degree course in Education of the Federal Technological University of Paraná - Campus Dois Vizinhos
Autor(es): Lima, Rivaldo Sergio de
Orientador(es): Nunes, Sidemar Presotto
Palavras-chave: Educação
Movimentos sociais
Capitalismo e educação
Education
Social movements
Capitalism and education
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: LIMA, Rivaldo Sergio de. Estudo avaliativo acerca do fechamento do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Dois Vizinhos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo avaliar os diferentes motivos que acarretaram o fechamento do curso de Licenciatura em Educação do Campo, o da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos. Para tanto, em primeiro momento, procuramos realizar um levantamento da realidade social em período de surgimento do “Movimento por uma Educação do Campo”, afim de hastear o debate acerca da inserção do capital financeiro nos diferentes ramos da sociedade. Em seguida, levantamos o debate sobre a crise da Educação do Campo já institucionalizada e, em último momento, tratamos sobre os aspectos que direcionaram a extinção do curso de Licenciatura em Educação do Campo. Tendo em vista a iminente importância dos cursos de Educação do Campo, principalmente no que diz respeito à busca pelo acesso daquilo que fora historicamente acumulado pela sociedade, tratamos ser de suma importância o fortalecimento do “Movimento por uma Educação do Campo”, principalmente no que diz respeito ao seu aporte filosófico fragilizado, de forma a contribuir para o aperfeiçoamento desses cursos de graduação. Uma vez que, com base no presente estudo, diante às diferentes dificuldades durante e depois da graduação, o discente permanecem à mercê entre o adoecimento e a evasão.
Abstract: The present work aims to evaluate the different reasons that led to the closing of the course in the Field Education Degree, the Federal Technological University of Paraná, Campus Dois Vizinhos. To this end, at first, we sought to survey the social reality in the period of the emergence of the "Movement for a Rural Education", in order to raise the debate about the insertion of financial capital in different branches of society. Then, we raised the debate about the already institutionalized Rural Education crisis and, at last, we dealt with the aspects that led to the extinction of the Rural Education Degree course. Given the imminent importance of rural education courses, especially with regard to the search for access to what has been historically accumulated by society, we try to strengthen the “Movement for a rural education”, especially as regards the weak philosophical contribution, in order to contribute to the improvement of these undergraduate courses. Since, based on the present study, in view of the different difficulties during and after graduation, the student remains at the mercy between illness and dropout.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24731
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