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Título: Educação inclusiva e educação matemática: um estudo bibliométrico
Título(s) alternativo(s): Inclusive education and mathematical education: a bibliometric study
Autor(es): Campos, Daniele Bonfim de
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Educação especial
Bibliometria
Matemática
Special education
Bibliometrics
Mathematics
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: CAMPOS, Daniele Bonfim de. Educação inclusiva e educação matemática: um estudo bibliométrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O presente trabalho apresenta o mapeamento das publicações do evento Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com enfoque na área da Educação Especial. Este evento ocorre de três em três anos e pode ser considerado um dos mais importantes da área da Educação Matemática no Brasil, pois reúne estudantes, professores e especialista na área com o intuito de divulgar e socializar as pesquisas realizadas. A metodologia utilizada foi do tipo quantitativa, documental, com análise bibliométrica. Para o mapeamento realizou-se a leitura dos títulos, resumos e conclusões dos artigos visando à investigação dos temas abordados. A partir disto, foram organizados os artigos de acordo com as categorias: tipo de deficiência abordada; nível de ensino; modalidade de ensino; e conteúdo de matemática abordado. Os resultados quantificados apresentaram o maior numero de pesquisas na área da deficiência visual e auditiva. Para os níveis de ensino, o ensino básico apresentou-se em destaque com maior número de pesquisas, com tendência às publicações no Ensino Fundamental. Já a modalidade de ensino mais citada foi a Educação Especial, seguida do EJA, a Educação Profissional e as modalidades complementares não foram abordadas. No que diz respeito aos conteúdos, a geometria e aritmética, foram às áreas que mais tiveram foco nas publicações. Concluiu-se também que a maioria dos trabalhos foram desenvolvidos com fins didáticos e formação de professores.
Abstract: This paper presents the mapping of the publications of the National Meeting of Mathematical Education (ENEM) event, focusing on the area of Special Education his event occurs every three years, is one of the most important in the area of Mathematical Education in Brazil, brings together students, teachers and specialist in the area in order to disseminate and socialize the research. The methodology used was quantitative, documentary, with bibliometric analysis. For the mapping was performed the reading of titles, abstracts and conclusion of articles aiming to investigate the topics addressed. From this, the articles were separated according to the categories: type of disability addressed; level of education; teaching modality; and math content covered. The quantified results presented the largest number of researches in the area of visual and hearing impairment. For the levels of education, primary education was highlighted with more research, with a tendency to publications in elementary school. The most cited mode of education was Special Education, followed by EJA, Vocational Education and complementary modalities were not addressed. With regard to content, geometry and arithmetic were the areas that most focused on publications. It was also concluded that most of the works were developed for didactic purposes and followed as teacher training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24730
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