Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPillati, Jâmia Jurich-
dc.date.accessioned2021-04-08T17:37:13Z-
dc.date.available2021-04-08T17:37:13Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.citationPILLATI, Jamia Jurich. Discutindo os conceitos de multiplicação e exponencial. 2021. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24693-
dc.description.abstractMathematical operations can be worked on in a few different ways. Within basic education, we have two operations that are presented, most of the time, in a standardized manner, these operations are multiplication and exponentiation or potentiation. Through the articles of the mathematician Keith Devlin, a problem situation is brought up in relation to the way these operations are usually defined. In these articles it is stated that the multiplication and exponentiation operations should not be considered, respectively, as a repeated addition and multiplication, because, according to the author, this generates a disagreement in relation to the way of teaching and the formal mathematical definition of operations. References that agree or disagree with the author are presented in this article, and then we bring the formal mathematical arguments with the definitions of the operations and the mathematical elements necessary for the study of such a situation. Some activities are also presented that will exemplify another way of working with operations and the usual way used, when necessary. It is important to considerer the context in wich operations are presented to assess the best placement for them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAdiçãopt_BR
dc.subjectAritmética - Fundamentospt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMultiplicationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectAdditionpt_BR
dc.subjectArithmetic - Foundationspt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.titleDiscutindo os conceitos de multiplicação e exponencialpt_BR
dc.title.alternativeA discussion on the concepts of multiplication and exponentialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs operações matemáticas podem ser trabalhadas de algumas formas diferentes. Dentro do ensino básico, temos duas operações que são apresentadas de maneira, em maioria das vezes, padronizada: são estas operações a multiplicação e a exponenciação ou potenciação. Traz-se, através de artigos do matemático Keith Devlin, uma situação problema em relação a forma como estas operações são costumeiramente definidas. Nestes artigos afirma que as operações de multiplicação e de exponenciação não devem ser consideradas, respectivamente, como uma adição e uma multiplicação repetidas, pois, segundo o autor, isto gera uma discordância em relação a forma de ensinar e a definição matemática formal das operações. Referências que concordem ou discordem do autor são apresentadas, e em seguida trazemos os argumentos matemáticos formais com as definições das operações e dos entes matemáticos necessários para o estudo de tal situação. Apresentam-se também algumas atividades que venham a exemplificar uma outra forma de trabalhar as operações e a forma costumeiramente utilizada, quando necessário. Ressalta-se também a importância de observar o contexto em que as operações são apresentadas, para avaliar qual a melhor colocação para tal.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9244-5781pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9732982302073362pt_BR
dc.contributor.advisor1Probst, Roy Wilhelm-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3282-6096pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875516070185483pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bernardes, Mateus-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3366-122Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327544341228659pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Elisandra Bar de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2101-4009pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6886923319101401pt_BR
dc.contributor.referee2Bobko, Nara-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2534-7572pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8431211659310477pt_BR
dc.contributor.referee3Bernardes, Mateus-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3366-122Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327544341228659pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conceitosmultiplicacaoexponencial.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons