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Título: Associação entre as características individuais, do ambiente escolar e da atividade física com a aptidão física de escolares
Título(s) alternativo(s): Association between individual characteristics, the school environment and physical activity with the physical fitness of schools
Autor(es): Saikawa, Ava Luana dos Santos
Orientador(es): Anez, Ciro Romelio Rodriguez
Palavras-chave: Aptidão física
Exercícios físicos
Estudantes do ensino fundamental
Instalações esportivas
Ambiente escolar
Physical fitness
Exercise
School children
Sports facilities
School environment
Data do documento: 7-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SAIKAWA, Ava Luana dos Santos. Associação entre as características individuais, do ambiente escolar e da atividade física com a aptidão física de escolares. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Melhorar e manter níveis elevados de aptidão física podem acarretar consideráveis benefícios, pois a aptidão física é considerada um importante preditor de saúde, e os seus níveis podem ser modificados por meio da realização de atividade física. A atividade física é considerada um comportamento complexo, que pode ocorrer em diferentes contextos e recebe influência das características do ambiente. Na fase da infância e adolescência, o ambiente considerado promissor para a realização da atividade física é o da escola, pois é um local onde crianças e adolescentes permanecem no mínimo um período do dia. Baseada nessas relações, o objetivo deste estudo foi analisar as associações entre as características individuais, de atividade física e do ambiente físico escolar com o nível de aptidão física. O delineamento utilizado no estudo foi o transversal, do tipo observacional com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 756 escolares, com idade de oito a 11 anos, que estavam matriculados em 20 escolas urbanas da Rede Municipal de Ensino Fundamental de São José dos Pinhais – PR. Os componentes que constituíram o escore geral de aptidão física foram: força muscular, flexibilidade, resistência abdominal, composição corporal e aptidão cardiorrespiratória. As características individuais foram estabelecidas pelas variáveis: sexo, idade, turma, estado ponderal e dominância. A variável de atividade física foi formada pelas atividades físicas realizadas como forma de deslocamento e no tempo de lazer. E as variáveis que integraram as características do ambiente físico foram: áreas para jogos, áreas para esportes, quadras, total de estruturas e áreas disponíveis para a prática de atividade física. As associações foram testadas utilizando regressão linear hierárquica. O modelo bruto foi realizado com análise bivariada das variáveis independentes. Foram considerados níveis para as características individuais (1º nível), atividade física (2º nível) e ambiente escolar (3º nível). Todas as análises estatísticas foram realizadas no software SPSS 23.0, mantendo o nível de significância em 5%. Em relação ao escore geral de aptidão física, foram encontradas associações nas variáveis idade 10 anos (β= 3,3 p=0,039), turma 5º ano (β= 5,7 p<0,001), sobrepeso (β= 4,4 p<0,001), esportes coletivos (β= 2,7 p=0,003), andar de bicicleta (β= 1,8 p=0,037), área para jogos (β =-0,2 p=0,002). Concluiu-se que, para aprimorar os níveis de aptidão física, a participação em esportes coletivos e andar de bicicleta no lazer são as atividades preconizadas. Estes resultados poderão auxiliar profissionais de educação física e representantes políticos, subsidiando importantes decisões quanto a implementação de programas sociais e escolares, a fim de promover a melhora dos níveis de aptidão física.
Abstract: Improving and maintaining high levels of physical fitness can have considerable benefits, as physical fitness is considered an important health predictor, and its levels can be modified through physical activity. Physical activity is considered a complex behavior, which that happens in different contexts and is influenced by the characteristics of the environment. In childhood and adolescence, the environment considered promising for physical activity is that of the school, as it is a place where children and adolescents stay for half period of day. Based on these relationships, the aim of this study was to analyze the associations between individual characteristics, physical activity and the school physical environment with the level of physical fitness. The design used in the study was cross-sectional, observational study with a quantitative approach. The sample consisted of 756 students, aged eight to 11 years, enrolled in 20 urban schools from the Municipal Elementary School of São José dos Pinhais – PR. The components that constituted the general physical fitness score were: muscular strength, flexibility, muscular endurance, body composition and cardiorespiratory fitness. The individual characteristics were established by the variables: sex, age, grade, weight status and dominance. The physical activity variable was formed by physical activities performed as a form of transport and leisure time. And the variables that integrated the characteristics of the physical environment were: games area, sports area, courts, total structures and areas available for the practice of physical activity. Associations were tested using hierarchical linear regression. The crude model was performed with bivariate analysis of the independent variables. Levels were considered for individual characteristics (1st level), physical activity (2nd level) and school environment (3rd level). The statistical analyzes were performed using the SPSS 23.0 software, keeping the level of significance at 5%. Regarding the general physical fitness score, associations were found in the variables age 10 years (β = 3.3 p = 0.039), fifth grade (β = 5.7 p <0.001), overweight (β = 4.4 p <0.001), team sports (β = 2.7 p = 0.003), cycling (β = 1.8 p = 0.037), games area (β = -0.2 p = 0.002). It is concluded that, to improve the levels of physical fitness, participation in team sports and cycling in leisure are the recommended activities. These results may assist physical education professionals and political representatives, supporting important decisions regarding the implementation of social and school programs in order to promote the improvement of physical fitness levels.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24684
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