Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rúbia Carla da-
dc.date.accessioned2017-09-23T18:49:38Z-
dc.date.available2017-09-23T18:49:38Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Rúbia Carla da. A LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e a formação de professores de matemática. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2459-
dc.descriptionAcompanha: Produto Final Blog - Ensino em Libraspt_BR
dc.description.abstractThis research is characterized as interdisciplinary, applied and qualitative explanatory. Its general objective to evaluate the Brasilian Sign Language (LSB) teaching methodology applied in the Bachelor's Degree in Mathematics. The methodology was organized into four distinct phases: survey of the theoretical framework; development of Brasilian Sign Language of discipline in a third-grade class, full / night shift, the Bachelor's Degree in Mathematics; the construction of the learning object, through intervention in a class of EJA - Youth and Adult Education, with three included deaf students; and the creation of a permanent educational blog about teaching in Brasilian Sign Language, since the educational reality of the deaf is poor. Was organized the work, with the introduction, aspects of inclusion and current legislation about Brasilian Sign Language. In the theoretical framework, the different languages and teacher training were presented, and the LSB as deaf linguisticcultural artifact. For the application of the research were presented the learning object and the methodological procedures used for data collection: the intervention filming; questionnaires; interviews in LSB with deaf students; and the technical expertise of the participating professionals. After the analysis and interpretation of data were obtained satisfactory results that have left evident the need for new strategies for teaching LSB in teacher education, making this fundamental research for this purpose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e a formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe LIBRAS - Brazilian Language of Signals - and a formation of teachers of mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa caracteriza-se como interdisciplinar, aplicada e qualitativo-explicativa. Tem como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em quatro momentos distintos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma de terceiro ano, turno integral/noturno, do curso de Licenciatura em Matemática; a construção do objeto de aprendizagem, por meio de intervenção em uma turma de EJA - Educação de Jovens e Adultos, com três alunos surdos inclusos; e a criação de um blog educacional permanente sobre o ensino em Libras, uma vez que a realidade educacional dos surdos ainda é deficitária. Organizou-se o trabalho, apresentando na introdução, aspectos da inclusão e legislação vigente sobre a Libras. No referencial teórico, apresentaram-se as diferentes linguagens e a formação docente, e a Libras como artefato linguísticocultural surdo. Para a aplicação da pesquisa foram apresentados o objeto de aprendizagem e os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados: filmagens da intervenção; aplicação de questionários; entrevistas em Libras com os alunos surdos; e os pareceres técnicos dos profissionais participantes. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931810488681893pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Lúcia Maria-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Jacinski, Edson-
dc.contributor.referee4Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Silva, Rúbia Carla da_2014.pdf17,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Silva, Rúbia Carla da_2014_1.pdf797,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.