Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24566
Título: Projeto de um sistema de transmissão para um protótipo Fórmula SAE elétrico
Título(s) alternativo(s): Design of a transmission system for an electric formula prototype
Autor(es): Santos, Diego Lemos
Borges, Vinícius Alves
Orientador(es): Fusão, Davi
Palavras-chave: Veículos elétricos
Engenharia de protótipos
Automóveis - Dispositivos de transmissão
Electric vehicles
Prototypes, Engineering
Automobiles - Transmission devices
Data do documento: 8-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Diego Lemos; BORGES, Vinícius Alves. Projeto de um sistema de transmissão para um protótipo Fórmula SAE elétrico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Esse trabalho consiste no projeto de um sistema de transmissão para a equipe UTForce, um projeto estudantil de construção de um veículo elétrico tipo “fórmula” que participa de uma competição nacional. Para obter bons resultados nas diversas avaliações da competição o ideal é que o carro seja leve, e o principal objetivo do novo projeto de transmissão é ter uma redução de 20% na massa do sistema em relação a versão anterior. A transmissão utilizada foi a por corrente e o conjunto dimensionado de acordo com as especificações do veículo, para selecionar a melhor relação de transmissão foi utilizado o software Optimum Lap, para as peças mecânicas foi utilizado técnicas de seleção de material e análise estrutural utilizando elementos finitos no software SolidWorks para obter o conjunto que atendesse aos esforços. A relação de transmissão obtida foi 9 que foi dividida em um primeiro estágio de 2,25 e em um segundo estágio de 4 para redução de espaço, o material utilizado para o semi eixo foi o aço AISI 1045 e para o cubo de roda foi o alumínio 6061-T6. Com a montagem final e análise estrutural foi obtido uma transmissão que atende às necessidades dimensionais e dinâmicas do protótipo com uma redução de 45% na massa.
Abstract: This work consists of the design of a transmission system for the UTForce team, a student project for the construction of an electric vehicle type “formula” that participates in a national competition. In order to obtain good results in the various evaluations of the competition, the ideal is that the car should be light and the main objective of the new transmission project and have a reduction of 20% in the mass of the system in relation to the previous version. The transmission used was the chain and the set was dimensioned according to the vehicles specifications, to select the best transmission ratio used in the Optimum Lap software, for the mechanical parts used material selection techniques and structural analysis using finite elements no software SolidWorks to obtain the assembly that meets the efforts. The transmission ratio obtained was 9, which was divided into a first stage of 2.25 and a second stage of 4 to reduce space, the material used for the AISI 1045 steel axle and the wheel hub was the 6061-T6 aluminum. With the final assembly and structural analysis, a transmission was established that meets the dimensions and dynamics of the prototype with a 45% reduction in mass.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24566
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetosistematransmissaoprototipo.pdf7,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.