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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24506
Título: | Análise da microestrutura e da microdureza da liga A380 tixoconformadas com adição de refinador e modificador |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the microstructure and microhardness of the A380 alloy tixoconformated with the addition of refiner and modifier |
Autor(es): | Rossi, Rafael Henrique Martins |
Orientador(es): | Lourençato, Luciano Augusto |
Palavras-chave: | Ligas (Metalurgia) Ligas de alumínio Metalografia Microestrutura Alloys Aluminum alloys Metallography Microstructure |
Data do documento: | 25-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | ROSSI, Rafael Henrique Martins. Análise da microestrutura e da microdureza da liga A380 tixoconformadas com adição de refinador e modificador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | O desenvolvimento de técnicas e processos de fabricação mecânica vêm progredindo e atualizando-se com o passar dos anos. Dentre eles o processo de tixoconformação, sendo um processo de fabricação mecânica em que utiliza um metal no estado semissólido, onde segundo Batalha (2003): “A temperatura é escolhida em geral para uma proporção de 60% de fase sólida e 40% de fase líquida” . Ao atingir a temperatura esperada, o metal é pressionado em uma matriz, obtendo formas complexas apenas com o uso do processo de conformação. Segundo Batalha (2003) as vantagens do processo são o curto tempo para finalização do item, possibilidade de confeccionar peças com geometrias complexas, menor porosidade e segregação já que o estado semissólido favorece a difusão e solubilidade. Contudo o processo apresenta algumas desvantagens, como o tempo de maleabilidade do metal ser curto, custos elevados e o processo restritos apenas a algumas ligas. Um dos metais mais comuns empregados no processo de tixoconformação é o alumínio por conta do seu custo, reciclabilidade e capacidade de ser trabalhado como semissólido. Assim, a liga de alumínio A380 de origem reciclada foi ao processo de tixoconformação, foi possível realizar todas as etapas e obter valores de microdureza, metalografia e dados de tensão por deformação. Assim foi possível analisar e entender que os elementos adicionados na liga (Titânio e Estrôncio) afetam a microestrutura e permitem alterar valores como a tensão máxima suportada bem como sua microdureza, além de observar um a existência de um ponto de otimização para obter resultados mais elevados. |
Abstract: | The development of mechanical manufacturing techniques and processes has progressed and updated over the years. Among them the thixformation process, being a mechanical manufacturing process in which a metal is used in the semi-solid state, where according to Batalha (2003): “The temperature is generally chosen for a ratio of 60% solid phase and 40% phase. net ”. When it reaches the expected temperature, the metal is pressed into a matrix, obtaining complex shapes only by using the forming process. According to Batalha (2003) the advantages of the process are the short time to finalize the item, the possibility of making pieces with complex geometries, less porosity and segregation since the semi-solid state favors diffusion and solubility. However, the process has some disadvantages, such as the metal's malleability time being short, high costs and the process restricted to only a few alloys. One of the most common metals used in the thixing process is aluminum because of its cost, recyclability and ability to be worked as semi-solid. Thus, the A380 aluminum alloy of recycled origin was thixformed, it was possible to perform all the steps and obtain values of microhardness, metallography and stress data by deformation. This it was possible to analyze and understand that the elements added in the alloy (Titanium and Strontium) affect the microstructure and allow changing values such as the maximum supported stress as well as its microhardness, besides observing the existence of an optimization point to obtain higher results. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24506 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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