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Título: Work-life balance e a atuação docente: estudo nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da área de engenharias em Ponta Grossa
Título(s) alternativo(s): Work-life balance and teaching: study in graduate and stricto sensu postgraduate courses in the engineering area in Ponta Grossa
Autor(es): Franco, Luciane Silva
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Professores universitários
Ensino superior
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Engenharia - Estudo e ensino
College teachers
Education, Higher
Universities and colleges - Graduate work
Engineering - Study and teaching
Data do documento: 8-Fev-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FRANCO, Luciane Silva. Work-life balance e a atuação docente: estudo nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu da área de engenharias em Ponta Grossa. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção dos docentes de graduação e pós-graduação Stricto Sensu dos cursos de Engenharias em Ponta Grossa com relação ao work-life balance. Optou-se pela metodologia Methodi Ordinatio para construção da revisão sistemática de literatura do período de 2005 a 2019 nas bases de dados Scopus, ScienceDirect, Web of Science e ERIC, o corpus documental do presente estudo foi composto por 91 artigos distribuídos em três categorias: (i) ensino, (ii) pesquisa e (iii) gestão. Foi realizada a aplicação do questionário Escala Interação Trabalho-Família Nijmegen (SWING) traduzido e adaptado por Carlotto e Câmara (2018). O questionário foi enviado por e-mail para 766 docentes, o qual obteve um retorno de 114 questionários considerados válidos e completos. A análise dos dados foi contemplada por estatística descritiva, análise das frequências, estudos de correlação, Teste t independente para dados paramétricos e Teste de Mann-Whitney para dados não paramétricos, Teste de Kruskal-Wallis e análise qualitativa para conhecimento da realidade subjetiva dos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que as seguintes variáveis possuem diferença significativa entre docentes da graduação e pós-graduação: horas trabalhadas por semana na instituição; horasaula ministradas por semana no período letivo; horas por semana trabalhadas em casa; número de artigos publicados entre 2018-2019; e número de artigos publicados em periódicos com JCR entre 2018-2019. A escala interação trabalho-família positivo apresentou diferença significativa entre docentes da graduação e pós-graduação. Foram analisados grupos por área de atuação: (i) ensino; (ii) ensino e pesquisa; (iii) ensino, pesquisa e gestão; e (iv) ensino e gestão. Sendo que, houve diferença significativa entre docentes por área de atuação nas seguintes variáveis: horas-aula ministradas por semana no período letivo; horas em média por dia que trabalha aos finais de semana e feriados; número de artigos publicados entre 2018-2019; e número de artigos publicados em periódicos com JCR entre 2018-2019. Área de atuação e as análises da Escala Interação Trabalho-Família não apresentaram diferença significativa entre os grupos comparados. Na análise qualitativa, a jornada de trabalho excessiva e o estresse no trabalho foram os conflitos trabalho-família mais relatados pelos respondentes. Já os conflitos família-trabalho mais relatados foram o tempo dedicado ao cuidado dos filhos e o estresse na família. Conclui-se que tanto a caracterização profissional quanto a jornada de trabalho apresentam diferenças significativas entre docentes conforme o nível (graduação e pós-graduação) e área (ensino, pesquisa e gestão) de atuação. Entretanto, tais características não apresentaram diferença significativa na Escala Interação Trabalho-Família ou FamíliaTrabalho de forma negativa quando comparado entre os grupos.
Abstract: This research aims to analyze the perception of professors from the Engineering undergraduate and Stricto Sensu graduate courses in Ponta Grossa concerning worklife balance. The Methodi Ordinatio methodology was selected to construct a systematic literature review of the 2005-2019 time frame in the Scopus, ScienceDirect, Web of Science, and ERIC databases. The document body of this study comprised 91 papers distributed into three categories: (I) teaching, (ii) research, and (iii) management. The Survey Work-Family Interaction Nijmegen (SWING) questionnaire, translated and adapted by Carlotto and Câmara (2018), was applied. It was e-mailed to 766 professors, and 114 questionnaires considered valid and complete were returned. The data analysis included descriptive statistics, frequency analysis, correlational studies, the Independent T-Test for parametric data and the MannWhitney Test for nonparametric data, the Kruskal-Wallis Test, and qualitative analysis to understand the subjective reality of the survey participants. The results revealed that the following variables present a significant difference between undergraduate and graduate professors: weekly work hours in the institution; weekly class-hours during the academic term; weekly work hours at home; the number of papers published in 2018-2019; and the number of papers published in JCR journals in 2018-2019. The positive Survey Work-Family Interaction presented a significant difference between undergraduate and graduate professors. Groups were analyzed by their occupation areas: (I) teaching; (ii) teaching and research; (iii) teaching, research and management; and (iv) teaching and management. There was a significant difference between professors by occupation areas in the following variables: weekly class-hours during the academic term; average daily hours worked on weekends and holidays; the number of papers published in 2018-2019; and the number of papers published in JCR journals in 2018-2019. Occupation area and analyses of the Survey Work-Family Interaction did not present a significant difference between the compared groups. The qualitative analysis revealed that the excessive working day and stress at work were the work-family conflicts reported the most by the respondents. The family-work conflicts most reported were the time dedicated to childcare and stress in the family. It is concluded that the professional characterization and the working hours present significant differences between teachers according to the level (undergraduate and graduate) and area (teaching, research and management) of performance. However, these characteristics did not present a significant difference in the Work-Family or Family-Work Interaction Scale in a negative way when compared between groups.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24494
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