Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24349
Título: O devir-monstro em O Rosto de Um Outro, de Abe Kôbô
Título(s) alternativo(s): The becoming-monster in the The face of another, by Abe Kôbô
Autor(es): Ichikawa, Jovanca Kamizi
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Devir (Filosofia)
Abe, Kobo, 1924-1993 - Crítica e interpretação
Literatura japonesa
Máscaras
Duplos na literatura
Becoming (Philosophy)
Abe, Kobo, 1924-1993 - Criticism and interpretation
Japanese literature
Masks
Doubles in literature
Data do documento: 15-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ICHIKAWA, Jovanca Kamizi. O devir-monstro em O Rosto de Um Outro, de Abe Kôbô. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Publicado originalmente em 1964, O rosto de um outro, romance de Abe Kôbô, narra a história de um homem que perdeu seu rosto em um acidente de trabalho. A partir de então, a deformidade, a angústia em não se sentir mais pertencente à sociedade e, principalmente, o conflito com sua esposa, levam-no a construir uma máscara a partir do rosto de um outro. Em um primeiro momento, o leitor é convidado a ver esta personagem “sem rosto” como uma figura monstruosa, amargurada e egoísta, isso porque ele registra em seus manuscritos os mais profundos e complexos sentimentos agressivamente. Embora a obra seja marcada pelo rosto, pela máscara e pelo duplo, esta pesquisa buscou destacar o devir-monstro, por entender que o romance oportuniza uma leitura necessária sobre o anômalo, sobre o outro. Entende-se o devir-monstro como uma percepção real do personagem, daquilo que ele sente. Um modo de escapar de uma forma limitadora de si. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo compreender como a “perda” do rosto levou este indivíduo a outras percepções, e assim entender este liame como gatilho para o devir e o duplo que vão surgindo a partir das confissões e relatos que a personagem deixa em manuscritos direcionados a sua esposa. Para compor a discussão e análise da obra, foram utilizados os pressupostos de FREUD (1919); RANK (1925); ROSSET (1976); DELEUZE e GUATTARI (1977, 1980); COURTINE e HAROCHE (1988); LE BRETON (1992, 2015); GIL (1994). Fundamentando-se nestes autores construiu-se uma leitura tendo como aporte teórico os conceitos de rosto, máscara, devir e duplo. Ainda dentro desta narrativa, este estudo abordou três outros aspectos: a importância da linguagem escrita na obra, as transtextualidades que assinalam uma riqueza narrativa e o “pacto fantasmático”. Este último retoma ao autor, quando a narrativa fictícia é assombrada por fantasmas reveladores do indivíduo, e este podendo ser o próprio Abe. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa. Como resultado, o trabalho apresenta um homem desterritorializado que manifesta um devir-monstro e protagoniza um duplo, reconhecidamente estimulado por uma sociedade de aparências e julgamentos. Um “discurso do monstro” que levou, então, a uma reflexão sobre uma sociedade das máscaras.
Abstract: Originally published in 1964, The face of another novel, by Abe Kôbô, tells the story of a man who lost his face in a work accident. Since then, the deformity, the anguish in not feeling part of society anymore and, mainly, the conflict with his wife, lead him to build a mask from the face of another. In a first moment, the reader is invited to see this “faceless” character as a monstrous, bitter and selfish figure, because he registers in his manuscripts the deepest and most complex feelings, aggressively. Although the work is marked by the face, by the mask and by the double, this research sought to highlight the becoming-monster, because it understood that the novel provides a necessary reading about the anomalous, about the other. The becoming-monster is understood as a real perception of the character, of what he feels. A way of escaping in a limiting shape of himself. In view of this, the present study aimed to understand how the “loss” of the face led this individual to other perceptions, and thus to understand this link as a trigger for the becoming and the double that arise from the confessions and accounts that the character leaves in manuscripts directed to his wife. To compose the discussion and analysis of the work, the assumptions used were from FREUD (1919); RANK (1925); ROSSET (1976); DELEUZE and GUATTARI (1977, 1980); COURTINE and HAROCHE (1988); LE BRETON (1992, 2015); GIL (1994). Based on these authors, a reading was constructed having as theoretical contribution the concepts of face, mask, becoming and double. Still within this narrative, this study approached three other aspects: the importance of written language in the work, the “transtextuality” that mark a rich narrative and the “phantasmagorical pact”. The latter resumes the author, when the fictional narrative is haunted by revealing ghosts of the individual, and this may be Abe himself. The methodology used was descriptive bibliographic research, with a qualitative approach. As a result, the work presents a “deterritorialized” man who manifests a becoming-monster and protagonizes a double, admittedly stimulated by a society of appearances and judgments. A “monster discourse” which then led to a reflection on a society of masks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24349
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
devirmonstroabekobo.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons