Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbertoni, Neumar Regiane Machado-
dc.date.accessioned2021-02-22T16:22:14Z-
dc.date.available2021-02-22T16:22:14Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationALBERTONI, Neumar Regiane Machado. Robótica educacional no ensino de matemática: como os conteúdos se fazem presentes . 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24346-
dc.descriptionAcompanha: A Robótica Educacional como um recurso para o Ensino de Matemática: uma proposta para o 6º Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThe development of different Digital Technologies (TD) aimed at the Teaching of Mathematics has contributed to the increase in research that studies the possibilities of using these school activities for educational purposes. In this bias, the present study is directed to the Teaching of Mathematics and aims to identify and present how the mathematical contents are included in activities with the use of Educational Robotics (RE) as a resource in the teaching process. Therefore, this research is concerned with answering the following question: how are the mathematical contents present when using RE as a resource? To answer it, we conducted a qualitative and exploratory research, through a systematic mapping (MS), followed by meta-analysis of articles contained in CAPES journals with Qualis (A1, A2, B1 and B2) and as dissertations and theses available on the basis of CAPES and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) published in the last twenty-four years that simultaneously address the Teaching of Mathematics and Educational Robotics. As a result, we identified that the most common contents in the studies studied are related to Flat Geometry, using LEGO kits and the kit’s own programming software; in addition, we highlight constructionist theory as the theoretical approach most cited in the studies studied and that mathematical content is evidenced from methodological trends, with emphasis on problem solving and mathematical investigation. With the results obtained, we identified in the literature, possibilities of using the ER for teaching mathematical concepts, but we identified a shortage of materials that pointed out a path for the teacher who intends to start using this resource. In this context, we present, as an educational product, a proposal to start the use of RE in Mathematics classes, supported by the Common National Curricular Base.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRobótica - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectRobotics - Educationpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.titleRobótica educacional no ensino de matemática: como os conteúdos se fazem presentespt_BR
dc.title.alternativeEducational robotics in teaching mathematics: how contents make presentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de diferentes Tecnologias Digitais (TD) voltadas para o Ensino de Matemática vem contribuindo para o aumento de pesquisas que estudam as possibilidades de uso destas nas atividades escolares com fins pedagógicos. Neste viés, o presente estudo está direcionado ao Ensino de Matemática e tem como objetivo identificar e apresentar como os conteúdos matemáticos estão sendo abordados nas atividades com o uso da Robótica Educacional (RE) enquanto recurso no processo de ensino. Assim sendo, preocupa-se em responder à seguinte questão: como os conteúdos matemáticos se fazem presentes quando se utiliza a RE como recurso? Para respondê-la, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, por meio de um Mapeamento Sistemático (MS), seguido de metaanalise de artigos contidos nos periódicos da CAPES com Qualis (A1, A2, B1 e B2) e das dissertações e teses disponíveis na base da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) publicadas nos últimos vinte e quatros anos que abordem simultaneamente Ensino de Matemática e Robótica Educacional. Como resultado, identificamos que os conteúdos mais abordados nos trabalhos estudados estão relacionados à Geometria Plana, com utilização de kits LEGO e software de programação próprio do kit. Além disso, destacamos a teoria construcionista como a abordagem teórica mais citada nos trabalhos analisados e que os conteúdos matemáticos são evidenciados a partir de tendências metodológicas, com destaque para a resolução de problema e investigação matemática. Com os resultados obtidos, identificamos na literatura, possibilidades de uso da RE para o ensino de conceitos matemáticos, mas identificamos uma escassez de materiais que apontassem um caminho para o professor que pretende iniciar o uso desse recurso. Nesse contexto, apresentamos, como produto educacional, uma proposta para iniciar o uso da RE nas aulas de Matemática, suportada pela Base Nacional Curricular Comum.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3023-3468pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6458529151331436pt_BR
dc.contributor.advisor1Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee1Mocrosky, Luciane Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8578-1496pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382294405333452pt_BR
dc.contributor.referee2Kalinke, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5484-1724pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8579058312261603pt_BR
dc.contributor.referee3Petry, Vitor Jose-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8838-8753pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595044586161414pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaensinomatematica_produto.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roboticaensinomatematica.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons