Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24309
Título: TDIC na e para aprendizagem: análise do currículo da cidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): DICT in and for learning: analysis of the São Paulo city curriculum
Autor(es): Souza, Renata Rosa de
Orientador(es): Catto, Camilo
Palavras-chave: Currículos - São Paulo (SP)
Tecnologia educacional
Aprendizagem
Prática de ensino
Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Education - Curricula - São Paulo (SP)
Educational technology
Learning
Student teaching
Information technology
Communication and technology
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Renata Rosa de. TDIC na e para aprendizagem: análise do currículo da cidade de São Paulo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa apresenta as propostas de tecnologias para aprendizagem presentes no Currículo da Cidade, documento oficial do município de São Paulo, e alguns projetos educativos presentes na rede que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As TDIC na rede paulistana possuem objetivos de aprendizagens específicos, não sendo apenas uma utilização como ferramenta mediadora, e conta com um professor de educação digital (POED) para trabalhar conteúdos específicos e para a integração com demais disciplinas. O objetivo desta pesquisa é analisar se as propostas presentes no currículo corroboram com os estudos de Roxane Rojo e José Moran, pesquisadores que atuam na área de formação de profesores e uso de tecnologias. A necessidade de continuidade de pesquisa por meio de questionário intenta bucar informações com POEDs com o objetivo de conhecer como acontece a materialização do currículo institucional dentro das escolas, fazer o mapeamento de equipamentos tecnológicos presentes nas unidades e verificar se as práticas educativas envolvendo TDIC dentro das escolas pesquisadas atingem número suficiente de estudantes e professores.
Abstract: This research presents the proposals for technologies for learning being in the City Curriculum, an official document of the municipality of São Paulo, and some educational projects being in the schools that use the Digital Technologies of Information and Communication (DICT). DICT in the São Paulo schools have specific learning objectives, not just being used as a mediating tool, and there is a digital education teacher (POED) to work on specific content and to integrate with other disciplines. The objective of this research is to analyze whether the proposals being in the curriculum corroborate the studies of Roxane Rojo and José Moran, researchers who work in the area of teacher training and the use of technologies. The need for further research through a questionnaire attempts to gather information with POEDs in order to find out how the institutional curriculum materializes within schools, map the technological equipment being in the schools and verify whether educational practices involving DICT within schools surveyed, and if they are reach a sufficient number of students and teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24309
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_42.pdf605,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.