Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24302
Título: O uso dos softwares de comunicação para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of communication software for the learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school
Autor(es): Belitzki, Vanderléia Luciani de Souza
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Comunicação - Softwre
Crianças autistas
Aprendizagem
Mediação
Educational technology
Communication - Software
Autistic children
Learning
Mediation
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BELITZKI, Vanderléia Luciani de Souza. O uso dos softwares de comunicação para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este estudo trata do uso dos Softwares de Comunicação para a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contempla características gerais da criança com TEA e sua aprendizagem com foco, na importância da mediação pedagógica e o uso dos recursos tecnológicos neste processo. O Interesse surgiu a partir da observação e prática da autora desta pesquisa, atuante no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no município de Curitiba, que constatou dificuldades quanto ao ensino para a aprendizagem de crianças com TEA nesse contexto e quanto à utilização de recursos tecnológicos que favoreçam a mediação pedagógica com esses estudantes. Considerando então a problemática, a relevância desta investigação e a fundamentação que sustenta tais dados, questiona-se: de que maneira o uso dos softwares de comunicação podem contribuir para a aprendizagem de crianças com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa neste âmbito é fundamental, pois a aprendizagem de crianças com TEA têm se tornado um desafio para os docentes, profissionais de apoio, professores especializados e toda a comunidade escolar. Objetiva investigar os fatores relacionados à questão norteadora. Para fundamentar a pesquisa o referencial teórico baseou-se em autores que tratam do advento destas tecnologias na educação, da tecnologia assistiva, da aprendizagem de crianças com TEA nessa faixa etária, como Kenski (2012), Bersch (2017), Cortelazzo (2019), Fonseca ( 2016), Leon ( 2016) e Cunha (2015), com o suporte de documentos que regulamentam a educação especial no Brasil e o atendimento ao estudante com TEA.Trata-se de um estudo desenvolvido a partir de um enfoque exploratório cujos procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa bibliográfica, complementada pela documental, baseada em exemplos, relatados em apresentações de trabalhos em eventos da área do TEA. O levantamento dos textos e a sua seleção foram feitos a partir de critérios como: diálogo com o tema deste estudo e seus descritores, ano de publicação e enfoque dado em cada texto. Os resultados esperados com essa pesquisa foram alcançados de acordo com os objetivos propostos. A análise foi fenomenológica a partir do que emergiu dos textos investigados.
Abstract: This study deals with the use of Communication Software for the learning of children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school. It includes general characteristics of children with ASD and their learning with a focus on the importance of pedagogical mediation and the use of technological resources in this process. Interest arose from the observation and practice of the author of this research, working in the Specialized Educational Service (AEE), in the city of Curitiba, who found difficulties regarding teaching for the learning of children with ASD in this context and regarding the use of technological resources that favor pedagogical mediation with these students. Then considering the problem, the relevance of this investigation and the reasoning that supports such data, the question arises: how the use of communication software can contribute to the learning of children with ASD in the early years of Elementary School. Research in this area is essential, as the learning of children with ASD has become a challenge for teachers, support professionals, specialized teachers and the entire school community. It aims to investigate the factors related to the guiding question. To support the research, the theoretical framework was based on authors who deal with the advent of these technologies in education, assistive technology, the learning of children with ASD in this age group, such as Kenski (2012), Bersch (2017), Cortelazzo (2019), Fonseca (2016), Leon (2016) and Cunha (2015), with the support of documents that regulate special education in Brazil and the assistance to students with ASD. This is a study developed from an exploratory approach whose Methodological procedures characterize the bibliographic research, complemented by the documentary, based on examples, reported in presentations of works at events in the TEA area. The survey of the texts and their selection were made based on criteria such as: dialogue with the theme of this study and its descriptors, year of publication and focus on each text. The results expected from this research were achieved according to the proposed objectives. The analysis was phenomenological based on what emerged from the investigated text.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24302
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_III_2020_51.pdf357,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.