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Título: A percepção do torcedor em relação ao futebol feminino e masculino
Título(s) alternativo(s): The perception of the fan in relation to female and male soccer
Autor(es): Azevedo, Wellygton Winicius de
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Futebol feminino
Futebol - Torcedores
Percepção
Futebol - História
Soccer for women
Soccer fans
Perception
Soccer - History
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AZEVEDO, Wellygton Winicius de. A percepção do torcedor em relação ao futebol feminino e masculino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo e tido como o principal esporte brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar quais aspectos se diferenciam, na percepção do torcedor, com relação ao futebol feminino e o futebol masculino. Enquanto procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como exploratório de característica quantitativa e descritiva. Foram aplicados questionários a 290 participantes de ambos os sexos e que tinham algum interesse por futebol. Os questionários continham 33 perguntas, divididas em oito seções: Dados do entrevistado; Gosto pessoal relacionado ao futebol; Conhecimento a respeito do esporte feminino; Horários de preferência para assistir futebol; Frequência com que assiste à jogos de futebol; Percepção com relação à mídia; Percepção com relação ao nível do esporte; Opinião sobre o esporte. O questionário foi disponibilizado aos participantes através das redes sociais por meio da plataforma Google Forms e a análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva, como medidas de tendência central, medidas de dispersão e medidas de distribuição. Os resultados apontaram que 63,4% dos participantes eram de gênero masculino e 36,6% de gênero feminino, ao todo 91,0% disse ter um time para qual torce. Foi possível observar também que existe uma demanda e um público que consumiria o futebol feminino caso ele passasse com maior frequência na televisão e nos horários de preferência do público, que seriam nas quartas após as 21:00 e nos fins de semana no período entre 15:00 e 18:00 horas. Ainda relacionado a frequência com que se assiste futebol foi possível ver que quanto mais se assiste ao esporte melhor se é a percepção a respeito dele. Cabe também ressaltar que o número de participantes que disse que assistiria ao futebol feminino pelo corpo e beleza das atletas foi de apenas 8,9% e 65,5% dos participantes respondeu que apenas o fato de ser uma partida de futebol já os motivaria a assistir assim como 28,6% respondeu que a qualidade técnica do jogo os faria assistir. Por fim, 2,1% dos participantes acredita que o futebol pode de alguma maneira ser prejudicial à mulher ou de que o esporte não foi feito para mulheres, o que revela uma certa evolução na maneira de se pensar o futebol no Brasil e reflete um melhor entendimento sobre o papel da mulher na sociedade bem como no esporte, prospectando assim um aumento na demanda relacionada ao consumo do futebol feminino.
Abstract: Football is one of the most practiced sports in the world and its main Brazilian sport. The aim of this study was to analyze what are the different aspects, in the perception of the fan, in relation to female soccer and male soccer. As methodological procedures, this study describes as the quantitative and descriptive resource. There were questionnaires from 290 participants of both sexes who had some interest in soccer. The questionnaires contain 33 questions, divided into eight examples: Interviewee data; Personal taste in football; Knowledge about women’s sport; Preferred times for watching football; Attendance with attendance at soccer games; Perception of the media; Perception regarding the level of sport; Opinion about the sport. The questionnaire was made available to participants through social networks through the Google Forms platform and data analysis was performed using descriptive statistics, such as central tendency measures, dispersion measures and distribution measures. The results showed that 63.4% of participants were male and 36.6% female, while 91.0% said they had spent some time because of performance. It was also possible to observe that there is a demand and an audience that consumes or women’s football if they have more television frequency and at the public’s preferred times, which are shown on Wednesdays after 21:00 and on weekends in the period between 15:00 and 18:00 hours. Still related to the frequency with which football was possible, seeing the more one watches the sport the better the perception of respect. It is also noteworthy that the number of participants who said that watching female soccer for the body and beauty of the athletes was only 8.9% and 65.5% of the participants who answered that just being a soccer game already motivated to watch As 28.6% answered that the technical quality of the game can watch. Finally, 2.1% of participants believe that soccer can be harmful to women or sports that were not made for women, or that reveals a certain evolution in the way of thinking about soccer in Brazil and showing a better understanding of the role of women in society as well as in sport, looking for an increase in the useful demand for women’s soccer consumption.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24237
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