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Título: Estratégias de retenção de clientes em academias de fitness da cidade de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Customers retention strategies in the fitness centers of Curitiba/PR
Autor(es): Costa, Marcia Regina Ferreira da
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Clientes - Fidelização
Academias de ginástica - Curitiba (PR)
Aptidão física
Planejamento estratégico
Customer loyalty
Gymnassiums - Curitiba (PR)
Physical fitness
Strategic planning
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Maria Regina Ferreira da. Estratégias de retenção de clientes em academias de fitness da cidade de Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O crescimento do mercado fitness, de modo geral, vem trazer um novo perfil de consumidor, mais exigente, e como consequência gera a necessidade de estratégias eficientes e assertivas para que as empresas deste segmento sobrevivam frente a grande concorrência. As academias de fitness representam uma grande parte deste nicho mercadológico e constantemente investem na captação de novos clientes para manter números satisfatórios e responder à altura as expectativas dos seus proprietários e gestores. Contudo, deve se considerar que a retenção de clientes já matriculados tem relevância incontestável para a manutenção do negócio e requer estratégias na mesma dimensão que a captação de novos clientes. O referido estudo teve como objetivo investigar quais estratégias de retenção de clientes são utilizadas nas academias de fitness de Curitiba/PR, considerando a qualidade da estrutura oferecida e a qualidade dos serviços. Trata-se de um estudo com delineamento, transversal, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo. Para responder os objetivos da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores de 5 academias de Curitiba, de pequeno e médio porte, cujas respostas foram transcritas e submetidas à técnica de análise de conteúdo. A falta de capacitação dos gestores na área de administração e gestão, acarreta insuficiência de conhecimento específico para o uso efetivo de estratégias de retenção de clientes, assim como a deficiência de pesquisas de qualidade e de satisfação dos clientes deixam uma lacuna entre o que realmente pode ser importante para os clientes e os atributos que os gestores consideram relevantes e nos quais investem. Conhecer os desejos, necessidades e expectativas dos clientes pode ser o fator mais importante para traçar estratégias assertivas e com repostas rápidas na corrida contra a insatisfação e o abandono dos clientes de academias de fitness.
Abstract: The growth of the fitness market, in general, comes to bring a new consumer profile, more demanding, and consequently generates the need for efficient and assertive strategies for companies in this segment to survive in the face of great competition. Fitness clubs represent a large part of this marketing niche and constantly invest in attracting new customers to maintain satisfactory numbers and meet the expectations of their owners and managers. However, it should be considered that the retention of customers already enrolled has undeniable relevance for the maintenance of the business and requires strategies in the same dimension as the capture of new customers. The purpose of this study was to investigate which customer retention strategies are used in the fitness centers of Curitiba/PR, considering the quality of the structure offered and the quality of services. It is a cross-sectional, qualitative, descriptive study. To answer the research objectives, we conducted semi-structured interviews with the managers of 4 small and mediumsized Curitiba fitness clubs, whose answers were transcribed and submitted to the content analysis technique. The lack of training of managers in the area of administration and management entails a lack of specific knowledge for the effective use of customer retention strategies, as well as the lack of quality and customer satisfaction surveys leave a gap between what can really be important to customers and attributes that managers consider relevant and in which they invest. Knowing the desires, needs and expectations of customers can be the most important factor in devising assertive strategies and fast answers in the race against the dissatisfaction and abandonment of fitness club customers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24203
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