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Título: Perfil do estilo de vida de profissionais de educação física em academias de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Profile of the lifestyle of professionals of physical education in academies of Curitiba
Autor(es): Pizza, Luiz Eduardo
Orientador(es): Stinghen, Fabio Mucio
Palavras-chave: Qualidade de vida
Educação Física
Academias de ginástica - Curitiba (PR)
Profissionais
Musculação
Quality of life
Physical education and training
Gymnassiums - Curitiba (PR)
Professional employees
Weight training
Data do documento: 23-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIZZA, Luiz Eduardo. Perfil do estilo de vida de profissionais de educação física em academias de Curitiba/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O profissional de Educação Física que atua em academia, tanto na área de musculação, como na área de ginástica, precisa na maioria das vezes trabalhar em mais de um lugar e enfrentar altas cargas horárias de trabalho por conta da baixa remuneração, isso pode afetar negativamente a qualidade de vida desses profissionais. Portanto, o estudo teve como objetivo, verificar se os profissionais de Educação física possuem a mesma qualidade de vida que ensinam aos seus alunos, fazendo uma comparação entre profissionais que atuam nas modalidades de Musculação e Ginástica. O estudo foi de característica comparativa quantitativa e descritiva correlacional. A amostra teve 24 indivíduos de ambos os sexos, que atuam na área a pelo menos um ano, que receberam por e-mail um link que deu acesso a um questionário online, estes endereços eletrônicos foram obtidos por meio de contato pessoal do pesquisador com os participantes, selecionados por conveniência e voluntariedade. O instrumento de coleta de dados foi adaptado do Pentáculo do Bem-Estar (Nahas, 2000), que é um questionário auto administrado, onde o avaliado respondeu vinte itens numa escala que vai de zero a três pontos. Os dados obtidos mostram predominância de hábitos positivos na maioria das questões, mas ainda, com presença de alguns comportamentos que podem oferecer riscos à saúde nos componentes: nutrição, atividade física, relacionamentos e condições de trabalho. Quando comparados os grupos, os professores de ginástica apresentaram maior comportamento de risco nas questões: “c” (componente: nutrição), “n” (componente: controle de estresse), “p”, “r” e “t” (componente: condições de trabalho). Os professores de musculação apresentaram maior comportamento de risco somente na questão “f” (componente: atividade física).
Abstract: The Physical Education professional who works in the gym, both in the area of bodybuilding and in the gymnastics area, most of the time needs to work in more than one place and face high work hours because of the low remuneration, this can negatively affect the quality of life of these professionals. Therefore, the objective of this study was, to verify if the physical education professionals have the same quality of life that they teach their students, making a comparison between professionals who work in the modalities of Bodybuilding and Gymnastics. The study was of comparative quantitative and descriptive correlational characteristics. The sample had 24 individuals of both sexes, who have been working in the area for at least one year, who received an e-mail link that gave access to an online questionnaire, these electronic addresses were obtained through personal contact of the researcher with the participants, selected for convenience and willingness. The data collection instrument was adapted from the Pentacle of Well-Being (Nahas, 2000), which is a self-administered questionnaire, where the respondent answered twenty items on a scale ranging from zero to three points. The data obtained show a predominance of positive habits in most of the questions, but still, with some behaviors that may present health risks in the components: nutrition, physical activity, relationships and working conditions. When comparing the groups, the gymnastic teachers presented higher risk behavior in the questions: “c” (component: nutrition), “n” (component: stress control), “p”, “r” and “t” (component: work conditions). Bodybuilding teachers presented higher risk behavior only in question “f” (component: physical activity).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24202
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