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Título: Formação continuada em bacharéis da educação física atuantes em academias de Curitiba: uma iniciativa privada ou pessoal?
Título(s) alternativo(s): Continued training in bachelors physical education acting in academies of the city of Curitiba: a private or personal initiative?
Autor(es): Koinski, Fernanda da Veiga Chereneta
Orientador(es): Maoski, Ana Paula Cabral Bonin
Palavras-chave: Educação Física
Academias de ginástica - Administração - Curitiba (PR)
Educação física - Legislação
Physical education and training
Gymnassiums - Manegement - Curitiba (PR)
Physical education and training - Law and legislation
Data do documento: 2-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOINSKI, Fernanda da Veiga Chereneta. Formação continuada em bacharéis da educação física atuantes em academias de Curitiba: uma iniciativa privada ou pessoal?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O mercado de trabalho exige um profissional competente, qualificado e atualizado. A formação continuada visa preencher as lacunas que venham a surgir durante a vida do profissional de Educação Física. Leva-se em consideração que o campo de maior absorção de egressos encontra-se em academias, as quais, visam a maximização da riqueza e, portanto, a redução dos custos operacionais contribui para tal. Formalizada a dualidade, o objetivo do presente estudo é verificar se os gestores atuantes em academias da cidade de Curitiba-PR disponibilizam alguma forma de formação continuada aos profissionais que ali atuam. Caracterizando-se como pesquisa exploratória, quantitativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados foi a elaboração de um questionário, baseado no referencial teórico, contendo doze questões de múltipla escolha, sendo direcionado aos gestores das academias. O tratamento de dados foi realizado utilizando o software IBM SPSS Statistics 20.0. Os resultados demonstraram que os gestores são em sua grande maioria do sexo masculino (66,7%), com prevalência de idade de 30 a 39 anos (46,7%), e com alguma especialização (56,7%). Quanto a formação continuada, mais da metade dos gestores (52,0%) optaram em liberar aos profissionais para que os mesmos realizem cursos por conta própria, sem nenhuma espécie de auxílio financeiro (59,0%). Todavia, (72,4%) afirmaram investir em formação continuada em suas academias, sendo que (60,0%) deles fomentam de uma a cinco capacitações anuais. Conclui-se que embora haja um movimento pelos gestores de adesão ao fomento em formação continuada, ela acaba sendo primariamente uma iniciativa pessoal.
Abstract: The work market requires a competent professional, qualified and updated. The continuing education aims to fill any gaps that may arise during the life of the Physical Education professional. It should be noted that the field of higher absorption of graduates are in academies which aim to maximize wealth, and, therefore, the reduction of operating costs contributes to this. Formalized duality, the objective of the present study is to verify if managers working in academies from the city of Curitiba-PR provide some form of continuing training to the professionals who work there. Characterizing as exploratory, quantitative and descriptive research. The instrument of data collection was the elaboration of a questionnaire based on the theoretical reference, containing twelve questions of multiple choice, being directed to the managers of the academies. The data treatment was performed using the software IBM SPSS Statistics 20.0. The results showed that the managers are mostly male (66,7%), with a prevalence of 30 to 39 years (46,7%), and with some specialization (56,7%). With regard to continuing education, more than half of the (52,0%), opted to release the professionals to carry out courses on their own, without any kind of financial aid (59,0%). However (72,4%) affirmed investing in continuing education in their academies, being that (60,0%) of them offer one to five annual training sessions. We conclude that although there is a movement by the managers of the adherence to the promotion of continuing education, it ends up being primarily a personal initiative.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24195
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