Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchifler, Jessica Augustin-
dc.date.accessioned2021-02-10T01:24:06Z-
dc.date.available2021-02-10T01:24:06Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSCHIFLER, Jessica Augustin. A família dos números metálicos no ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24146-
dc.description.abstractWe present in this work the family of metallic numbers, their characteristics and properties. The gold and silver numbers are the best-known members of this family, with applications in arts, architecture, engineering, music and literature. We developed workshops with students from the 6th to 9th grades of elementary school of a public school in the rural area of Mafra, Santa Catarina, introducing the metallic numbers in the study of fractions, ratios, proportions, regular polygons, irrational numbers and quadratic equations. In the activities, we combine the study of these contents with the use of technologies, such as tablets, GeoGebra and Google Sheets, in addition to videos on the subject. We conclude that metallic numbers and technological tools make it possible to contextualize the content covered, encouraging students to discuss and deepen mathematical knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e estudopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectAlunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFibonacci, Números dept_BR
dc.subjectSegmento áureopt_BR
dc.subjectRazão e proporçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPolygonspt_BR
dc.subjectElementary school studentspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectFibonacci numberspt_BR
dc.subjectGolden sectionpt_BR
dc.subjectRatio and proportionpt_BR
dc.titleA família dos números metálicos no ensino e aprendizagem de conteúdos de matemática na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe family of metallic numbers in the teaching and learning of mathematical content in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho a família dos números metálicos, suas características e propriedades. Os números de ouro e de prata são os integrantes mais conhecidos dessa família, com aplicações nas artes, na arquitetura, na engenharia, na música e na literatura. Desenvolvemos oficinas com os estudantes das turmas do 6o ano ao 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da zona rural do município de Mafra, Santa Catarina, introduzindo os números metálicos no estudo de frações, razões, proporções, polígonos regulares, números irracionais e equações quadráticas. Nas atividades, conciliamos o estudo desses conteúdos ao uso de tecnologias, como tablets, o GeoGebra e Planilhas Google, além de vídeos sobre o tema. Concluímos que os números metálicos e as ferramentas tecnológicas possibilitam a contextualização dos conteúdos abordados, incentivando os estudantes a discutirem e aprofundarem os conhecimentos matemáticos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9302-1764pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9234983232356269pt_BR
dc.contributor.advisor1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7079-4502pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7079-4502pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee2Nos, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.referee3Petry, Vitor Jose-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8838-8753pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595044586161414pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
numerosmetalicosensinoaprendizagem.pdf10,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons