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dc.creatorBuzanelo, Luís Gustavo Valentini-
dc.date.accessioned2021-02-05T13:26:21Z-
dc.date.available2021-02-05T13:26:21Z-
dc.date.issued2018-11-07-
dc.identifier.citationBUZANELO, Luís Gustavo Valentini. Estudo da viabilidade de soluções em concreto para recuperação do pavimento asfáltico de um trecho da rodovia BR-467 entre Cascavel e Toledo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24106-
dc.description.abstractIn general, Brazilian highways require high durability and low maintenance cost pavements since road transportation is still the main and most used type of transport in Brazil and contributes to the country’s economic development. However, studies point out that Brazilian road network has still a lot of issues. The additional lane of the segment of the highway BR-467 between km 80.0 and km 84.0 from the city of Toledo towards the city of Cascavel was chosen to be subject of this paper due to the fact that this stretch of pavement is constantly repaired but defects and failures keep showing up in a relatively short period of time. In order to propose a pavement rehabilitation technique using concrete of Portland cement that is applicable to the current situation of the existing asphalt pavement, it was necessary to recognize and monitor the existing defects of the pavement, measure traffic flow and classify vehicle types. Also, it was necessary a literature review about pavement restoration techniques and case studies of Brazilian highways that were successfully repaired with concrete technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPavimentos - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectCimento Portlandpt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectPavements - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectPortland cementpt_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.titleEstudo da viabilidade de soluções em concreto para recuperação do pavimento asfáltico de um trecho da rodovia BR-467 entre Cascavel e Toledopt_BR
dc.title.alternativeFeasibility study of solutions in concrete for pavement rehabilitation of a segment of the highway BR-467 between Cascavel and Toledopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs rodovias brasileiras necessitam de pavimentação de alta durabilidade e baixo custo de manutenção, uma vez que o modal de transporte rodoviário é ainda o principal e mais utilizado sistema logístico do Brasil e contribui significativamente com o desenvolvimento econômico do país. Entretanto, estudos apontam que a malha rodoviária brasileira ainda apresenta diversos trechos com precariedade. A escolha de estudar o pavimento da terceira faixa do trecho da rodovia BR-467 entre o km 80,0 e o km 84,0 no sentido Toledo-Cascavel se justifica pelo fato deste trecho receber constantes manutenções, no entanto, continuar a apresentar o surgimento de patologias em períodos relativamente curtos. Com o intuito de propor uma solução de restauração em concreto de cimento Portland que seja aplicável a atual situação do pavimento asfáltico, realizou-se o reconhecimento e acompanhamento das patologias existentes, uma pesquisa de tráfego e uma revisão bibliográfica acerca das técnicas de restauração e de estudos de casos de rodovias brasileiras que passaram por intervenção bem-sucedida com tecnologias de concreto de cimento Portland.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elmagno Catarino Santos-
dc.contributor.referee1Andrade, Maurício do Espirito Santo-
dc.contributor.referee2Steffen, Patrícia Cristina-
dc.contributor.referee3Silva, Elmagno Catarino Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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