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Título: A experimentação em química orgânica nos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2015
Título(s) alternativo(s): The experimentation in organic chemistry in the textbooks of chemistry approved by the PNLD 2015
Autor(es): Montemezzo, Vitor Hugo
Orientador(es): Romero, Adriano Lopes
Palavras-chave: Química orgânica
Química - Experiências
Livros didáticos
Ensino
Chemistry, Organic
Chemistry - Experiments
Textbooks
Teaching
Data do documento: 25-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MONTEMEZZO, Vitor Hugo. A experimentação em química orgânica nos livros didáticos de química aprovados pelo PNLD 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: A experimentação no processo de ensino e aprendizagem de Ciências, foi introduzida nas escolas, fortemente influenciada pelos trabalhos desenvolvidos nas universidades, há mais de um século. Pesquisas realizadas no contexto escolar mostram que as concepções demonstrativas e empiricista-indutivistas (ou de verificação, ambas de carater comprovativa) ainda prevalecem, embora haja um considerável número de trabalhos que indicam o uso de experimentação investigativa. O problema é que isso pode levar os estudantes a compreenderem o conhecimento científico como verdades inquestionáveis, absolutas, como se a Ciência tivesse e fosse a resposta para todas as coisas de modo atemporal, imutável e infalível. Acreditamos que o uso de experimentação do tipo demonstativa ou de verificação no ensino de Química é fortemente influenciada por livros didáticos. Neste contexto, temos como objetivo avaliar as propostas de experimentação em Química Orgânica apresentadas em livros didáticos de Química aprovados pelo PNLD 2015. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória e bibliográfica, tendo como objeto de estudo quatro livros didáticos que abordam conteúdos relacionados à Química Orgânica que fazem parte de coleções aprovadas pelo PNLD 2015. Entre os livros avaliados temos que a obra de Reis (2014), de Santos e Mol (2013) e Mortimer e Machado (2013) apresentam um número relativamente pequeno de propostas de atividades experimentais de Química Orgânica. Já a obra de Antunes (2014), além das atividades indicadas no livro do aluno, apresenta várias atividades extras no manual do professor. Quanto ao tipo de abordagem, todos os autores defendem que as experimentações propostas são do tipo investigativa. No entanto, para a maioria dos casos avaliados observamos que as características da abordagem do tipo verificação aparecem com maior frequência. Algumas das atividades propostas, apesar de serem baseadas em artigos de revistas da área de ensino de Química, perdem seu caráter investigativo devido a forma como é apresentada no livro do aluno. Apesar dos documentos norteadores insistirem no uso de atividades investigativas no ensino de Química, acreditamos que as demais abordagens - demonstração e verificação - possuem sua importância e podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Química, não apenas como um recurso motivador para os estudantes, mas como uma abordagem que permite um estabelecimento dialético entre teoria e prática, entre os conhecimentos fenomenológicos, teóricos e representacionais.
Abstract: Experimentation in the process of teaching and learning of Science has been introduced in schools, heavily influenced by the work developed in the universities, more than a century ago. Research carried out in the school context shows that demonstrative and empiricist-inductive (or verification, both of a supporting nature) conceptions still prevail, although a considerable number of studies indicate the use of investigative experimentation. The problem is that this can lead students to understand the scientific knowledge as unquestionable truths, absolute, as if science had and was the answer to all things so timeless, immutable, and infallible way. We believe that the use of demonstrative or verification experimentation in Chemistry teaching is strongly influenced by textbooks. In this context, we have as objective to evaluate the proposals of experimentation in Organic Chemistry presented in textbooks of Chemistry approved by PNLD 2015. For this, a qualitative research of exploratory and bibliographic character was carried out, having as object of study four didactic books that approach contents related to organic chemistry that are part of collections approved by the PNLD 2015. Among the books evaluated are the works of Reis (2014), Santos and Mol (2013) and Mortimer and Machado (2013) present a relatively small number of proposals for experimental activities of Organic Chemistry. The work of Antunes (2014), in addition to the activities indicated in the student's book, presents various extra activities in the teacher's manual. Regarding the type of approach, all authors argue that the proposed experiments are of the investigative type. However, for the vast majority of the evaluated cases, we observed that the characteristics of the verification type approach appear more frequently. Some of the proposed activities, although based on articles published in the area of teaching of chemistry, lose their investigative character due to the way it is presented in the student's book. Although the guiding documents insist on the use of investigative activities in the teaching of Chemistry, we believe that the other approaches - demonstration and verification - have their importance and can contribute to the process of teaching and learning in chemistry, not only as a motivating resource for students, but as an approach that allows a dialectical establishment between theory and practice, between phenomenological, theoretical and representational knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24072
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