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Título: Análise da capacidade de tráfego de uma rotatória no município de Toledo, no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Analysis of the traffic capacity of a roundabout in the city of Toledo, in the state of Paraná
Autor(es): Wesseling, Raquel Carolina
Orientador(es): Steffen, Patrícia Cristina
Palavras-chave: Trânsito - Fluxo
Levantamentos de trânsito
Tráfego urbano
Traffic flow
Traffic surveys
City traffic
Data do documento: 4-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: WESSELING, Raquel Carolina. Análise da capacidade de tráfego de uma rotatória no município de Toledo, no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: Neste trabalho é analisada a capacidade de fluxo e desempenho da rotatória localizada na interseção da Avenida Maripá com a Rua são João na cidade de Toledo no Paraná. Diante do cenário de grandes volumes de tráfego, constante formação de filas e lentidão no trânsito na rotatória, verificou-se a necessidade da avaliação da capacidade de tráfego, a fim de definir o nível de serviço e apresentar possíveis soluções para amenizar os problemas locais. Para tanto, seguiu-se duas vertentes de pesquisa, o levantamento das características geométricas e a contagem do fluxo de veículos nos horários de pico. Além disso, definiu-se a matriz O/D para cada hora pico e calculou-se a capacidade e o nível de serviço utilizando o método alemão indicado pelo DNIT. A rotatória foi classificada com nível de serviço B no horário de pico do almoço, já no horário de pico da tarde com nível de serviço F. Verificou-se também que o dispositivo não atende a todas as dimensões mínimas recomendadas para os elementos geométricos. Concluiu-se que a interseção necessita de intervenções e em razão disso, sugeriu-se três alternativas a curto, médio e longo prazo.
Abstract: This paper analyzes the flow capacity and performance of the roundabout located at the intersection of Maripá Avenue and São João Street in the city of Toledo, Paraná. In consideration of the scenario of large volumes of traffic, constant queuing and slow movement in the roundabout, it was necessary to assess the traffic capacity in order to define the level of service and to present possible solutions to reduce local problems. To fulfil these paper goals, two research plans were followed: the survey of the geometric characteristics, and the counting of the flow of vehicles in the peak hours. In addition, the O/D matrix was defined for each peak hour and the capacity and service level were calculated using the German method indicated by the DNIT. The roundabout was rated as service level B at lunch peak time and service level F at the evening peak. It was also observed that the design does not meet all minimum recommended dimensions for the geometric elements. It was concluded that the intersection requires interventions and because of this, three alternatives were suggested in a short, medium and long-term.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24056
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