Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24027
Título: Contribuição ao conhecimento químico da espécie Hovenia dulcis
Título(s) alternativo(s): Contribution to the chemical knowledge of the species Hovenia dulcis
Autor(es): Pucholobek, Gislaine
Orientador(es): Romero, Adriano Lopes
Palavras-chave: Produtos naturais
Fitoquímicos
Plantas exóticas
Natural products
Phytochemicals
Exotic plants
Data do documento: 23-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PUCHOLOBEK, Gislaine. Contribuição ao conhecimento químico da espécie Hovenia dulcis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: O uso de produtos naturais para o tratamento de várias doenças permeia a história da humanidade, contribuindo desde o conhecimento empírico de uso das mais variadas plantas medicinais até o uso de substâncias químicas como material de partida ou inspiração para a síntese de fármacos. Da casca da árvore Hovenia dulcis, por exemplo, há registros de sua utilização no tratamento de doenças do reto, constipação, convulsão infantil, antispasmódico, febrífugo. Além desses efeitos estão também relatados na literatura atividade antitumoral, tratamento de doenças neurodegenerativas, diabetes e outros. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo contribuir ao conhecimento químico da espécie H. dulcis. Para isto, obteve-se extratos a partir da casca desta espécie, tendo como propósito a caracterização de compostos que possuam caráter farmacológico, assim como realizou-se estudos in silico para avaliar propriedades farmacocinéticas e toxicológicas de compostos relatados na literatura para a espécie H. dulcis. A tentativa de isolar fitoquímicos dos extratos das cascas de H. dulcis, devido ao curto espaço de tempo disponível para este trabalho, foi frustada. A única fração, obtida das colunas cromatográficas realizadas, que apresentou apenas uma mancha em CCD, não pôde ser caracterizada pelas análises de ressonância magnética nuclear por se tratar de uma mistura de substâncias químicas. Nos estudos in silico observou-se que a maioria dos compostos avaliados apresentaram propriedades farmacocinéticas esperadas para fármacos de administração oral e predição de bioatividades concordantes com os que são relatados na literatura. Em termos de toxicidade observou-se que a maioria dos compostos avaliados não apresentaram efeitos mutagênico, tumorigênico, efeitos na reprodução e irritante. Desta forma, os resultados obtidos neste trabalho indicam a relevância da continuidade de estudos fitoquímicos da espécie H. dulcis, assim como estudos computacionais de substâncias reportadas para esta planta, para a busca de compostos com potencial farmacológico.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24027
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conhecimentoquimicohoveniadulcis.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.