Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23974
Título: Saberes docentes na fala de professoras dos quintos e sextos anos: perpassando o ensino de frações
Título(s) alternativo(s): Teacher knowledge in the speech of elementary school teachers: through the teaching of fractions
Autor(es): Esser, Julia Daniela
Orientador(es): Andrade, Vanessa Largo
Palavras-chave: Professores de matemática
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Mathematics teachers
Teachers, Training of
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 27-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: ESSER, Julia Daniela. Saberes docentes na fala de professoras dos quintos e sextos anos: perpassando o ensino de frações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar os saberes docentes que são mobilizados pelos professores dos quintos e sextos anos, tomando como direcionamento o ensino de frações. Para tanto, foram utilizados como principais referenciais teóricos: Saberes docentes e formação profissional (TARDIF, 2012), A Matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores (BERTINI et al, 2017), Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores (HOFSTTETER, 2017). Seguindo o pressuposto de analise de Moraes (2006), construímos duas categorias: Saberes a ensinar e para ensinar na fala das professoras e saberes experienciais na fala das professoras. Concluímos que durante a graduação pouco se obteve conhecimento em relação ao saberes a ensinar e para ensinar, e os saberes que as professoras possuem na sua maioria são advindos de sua experiência em sala de aula.
Abstract: The present work aimed to analyze the teaching knowledge that are mobilized by the teachers of the fifth and sixth years, taking as directed the teaching of fractions. For that, the following theoretical references were used: Teaching knowledge and professional training (TARDIF, 2012), Mathematics to teach and Mathematics to teach: new studies on teacher education (BERTINI et al, 2017), Knowledge in (trans) training: central theme of teacher training (HOFSTTETER, 2017). Following the assumption of analysis of Moraes, we constructed two categories: Know how to teach and to teach in the speech of the teachers and experiential knowledge in the speech of the teachers. We conclude that during the undergraduate course little knowledge was obtained regarding the knowledge to teach and to teach, and the knowledge that the teachers have in their majority comes from their experience in the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23974
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saberesdocentes.pdf675,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.