Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968
Título: Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade
Título(s) alternativo(s): Locomotive diesel engine maintenance plan proposal based onthe reability centered maintenance methodology
Autor(es): Barbosa, Deivid Pastore
Martins, Kauan Ramos
Orientador(es): Roso, João Carlos
Palavras-chave: Manutenção
Confiabilidade (Engenharia)
Locomotivas diesel
Localização de falhas (Engenharia)
Motores a diesel
Maintenance
Reliability (Engineering)
Diesel locomotives
Fault location (Engineering)
Diesel motor
Data do documento: Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBOSA, Deivid Pastore; MARTINS, Kauan Ramos. Proposta de plano de manutenção de motores diesel de locomotiva baseado na metodologia de manutenção centrada em confiabilidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Um dos principais desafios das organizações é gestão eficiente da manutenção de seus ativos, selecionando as atividades de manutenção mais recomendadas para prevenção de falhas nos mais diversos sistemas. A operação ferroviária brasileira possui uma demanda crescente pela melhoria de suas atividades de manutenção, em um contexto de expansão operacional. Os motores Diesel de locomotiva, por sua vez, são um dos sistemas de locomotivas cuja manutenção desempenha papel importante, devido ao seu custo e sua importância para o funcionamento da locomotiva. Dentre as metodologias desenvolvidas para gestão de manutenção, a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) vem ganhando popularidade e relevância, por se constituir de um processo estruturado de seleção de atividades de manutenção que preservem as funções desempenhadas pelos sistemas avaliados, utilizando critérios ambientais, de segurança, econômicos e operacionais. O objetivo deste trabalho é propor um plano de manutenção com ênfase em um subsistema, o conjunto de força, de um tipo de motor Diesel de locomotiva através da execução das sete etapas da metodologia MCC e da análise do histórico de falhas da frota de locomotivas de uma companhia ferroviária. A partir de uma análise preliminar do histórico de falhas, foi confirmada a relevância de analisar as falhas nos motores diesel e de enfatizar o subsistema escolhido no plano de manutenção. A partir da consulta a manuais, procedimentos e trabalhos nacionais e estrangeiros propostos para a operação ferroviária, em conjunto com a consulta aos especialistas da empresa analisada, foi proposto um plano de manutenção adequado às condições operacionais da empresa. O plano proposto enfatizou a realização de inspeções funcionais, a maioria visuais, mais frequentes (mensais), adequadas ao modelo de motor analisado e combinadas a outras tarefas corretivas. Foi demonstrado o cálculo um intervalo ótimo para a manutenção preventiva de um componente do subsistema analisado sob um modo de falha, a partir de análises de confiabilidade e custos de manutenção, cujos resultados foram ao encontro da politica de manutenção da empresa.
Abstract: Efficient equipment maintenance managemet remains one of the main challenges for organizations, which rely on selection of the most suitable tasks for failure rate control. Brazilian railway operation demand on adequate maintenance tasks increases as operational expansion is also expected. Locomotive diesel engines stand out for their role as main provider of the locomotive functions and, due to their high costs, their maintenance plays an important overall role. At such scenarios, the Reliability Centered Maintenance (RCM) methodology remains one of the most well-known and well-liked maintenance management options. It consists on an organized and structured process for selection of the best maintenance tasks which preserve the functions of systems under safety, environmental, economical and operational criteria. Therefore, this work focus on proposing a maintenance schedule emphasized for one subsystem, the power assembly, from one type of Diesel locomotive engine through execution of the seven steps of the RCM Methodology, combined with failure data analysis from a railway company. Preliminary results on failure data analysis confirm the recommendation for analysis on diesel engines and highlight subsystems more prone to deep evaluation and maintenance scheduling. Through analysis on manuals, procedures and dissertations from national and international railway companies, alongside with knowledge from local railway specialists, a maintenance plan adequate to operational conditions from the selected company was proposed. Failure finding inspections, most of them visual tasks, were recommended, to be done at a monthly interval, in agreement with the selected diesel engine characteristics, and in combination with other corrective maintenance tasks. The demonstration of calculation of optimal preventive replacement intervals under reliability analysis and maitenance costs evaluation was achieved for one component under one failure mode, whose results were in agreement with the company’s maintenance policies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23968
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2019_2s_33.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.