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Título: Critérios para avaliação de usabilidade em software na educação especial
Título(s) alternativo(s): Creation of criteria for usability assessment in educational software in special education
Autor(es): Jesus, Thiago Henrique Oliveira de
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Projeto de sistema centrado no usuário
Software - Desenvolvimento
Educação especial
User-centered system design
Computer software - Development
Special education
Data do documento: 12-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: JESUS, Thiago Henrique Oliveira de. Critérios para avaliação de usabilidade em software na educação especial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A usabilidade é o termo utilizado para identificar a facilidade e conforto que o usuário pode ter com um software. Existem site e software que são desenvolvidos utilizando-se de princípios da usabilidade, tendo em vista apenas a implementação da usabilidade que agrega valor ao sistema. A usabilidade é importante em sites e softwares voltados para a educação, especificamente na educação especial. No entanto, empregar a usabilidade não é o suficiente para atender a este grupo específico de usuários; é necessária a identificação de suas características e necessidades. Um exemplo de grupo em que critérios e necessidades são características, é o de pessoas com deficiência intelectual (DI). Este trabalho apresenta a criação de critérios de usabilidade que possam ser aplicados durante o desenvolvimento de software ou site específicos para pessoas com DI. Os critérios, sendo eles, critérios de usabilidade e critérios de interface que apoiem portadores de deficiência intelectual, foram identificados e aplicados em protótipos de tela template que o desenvolvedor pode reusar na criação de suas interfaces gráficas. Os protótipos foram aplicados através da criação de telas em softwares específicos para pessoas com DI para mostrar como as interfaces podem ser elaboradas para atender a estes públicos. Este trabalho busca atendem a faixa etária de jovens e adultos entre 19 a 65 anos, portadores de DI.
Abstract: Usability is the term used to identify the ease and comfort a user can have with software. There are websites and software that are developed using usability principles, with the sole purpose of implementing usability that adds value to the system. Usability is important in education-oriented websites and software, specifically in special education. However, employing usability is not enough to cater to this specific group of users; Identification of their characteristics and needs is required. An example of a group in which criteria and needs are characteristic is people with intellectual disabilities (ID). This paper presents the creation of usability criteria that can be applied during the development of specific software or website for people with ID. The criteria, being usability criteria and interface criteria that support people with intellectual disabilities, were identified and applied in screen prototypes template that the developer can reuse in the creation of their graphical interfaces. The prototypes were applied by creating screens in specific software for people with ID to show how interfaces can be designed to serve these audiences. This paper seeks to meet the age group of young people and adults between 19 and 65 years, with ID.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23949
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