Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Fernando Zaratini de Oliveira e-
dc.date.accessioned2017-09-01T12:35:36Z-
dc.date.available2017-09-01T12:35:36Z-
dc.date.issued2014-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Fernando Zaratini de Oliveira e. Experimentação em óptica nas séries finais do ensino fundamental: uma compreensão fenomenológica. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2393-
dc.descriptionAcompanha: Experimentação em óptica nas séries finais do ensino fundamental: uma compreensão fenomenológicapt_BR
dc.description.abstractThis work aimed to analyze under a phenomenological perspective, the contributions that the use of experimental activities provide for teaching and learning in optics. The methodological option was by nature applied research, qualitative, exploratory and interpretive bias. During development, they were reconstructed by the author experiments that could show the optical phenomena of the nature of light, reflection, refraction and diffraction. The study was conducted with the participation of 28 (twenty eight) students enrolled in the final grades of primary education in a private school in the city of Ponta Grossa-Pr. In theoretical foundation includes up historical aspects of the experimental method, inaugurated by Galileo Galilei, extending to the contributions made by Isaac Newton, with respect to experimental activities for the development of optics. It is also present, the different approaches and focus currently applied to the experimental work for the teaching of science, performing a reconceptualization of the experimental method. The externalizations performed by students occurred mainly in two stages; before the trial, showing the previous concepts, and after the experimental activity, through discourse and conceptual maps. The results indicate that the experimental activity to optical teaching, reconceptualized the light of constructivism, approaches a plural method for teaching, as well as providing a variety of cognitive conflict students, allows the experimenter the link between the world of real objects, symbolic languages, laws and theories with the world of concepts in optics, favoring conceptual evolution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectÓpticapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectOpticspt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.titleExperimentação em óptica nas séries finais do ensino fundamental: uma compreensão fenomenológicapt_BR
dc.title.alternativeExperimentation in optics in the final series of elementary school: a phenomenological understandingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral analisar sob uma perspectiva fenomenológica, as contribuições que o emprego de atividades experimentais proporcionam para o ensino e aprendizagem em óptica. A opção metodológica foi pela pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e viés interpretativo. Durante o desenvolvimento, foram reconstruídos pelo autor experimentos que pudessem evidenciar os fenômenos ópticos sobre a natureza da luz, reflexão, refração e difração. O trabalho foi desenvolvido com a participação de 28 (vinte e oito) alunos regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental em uma escola particular no Município de Ponta Grossa-Pr. Na fundamentação teórica contempla-se aspectos históricos do método experimental, inaugurado por Galileu Galilei, estendendo-se às contribuições realizadas por Isaac Newton, no tocante às atividades experimentais para o desenvolvimento da óptica. Apresentam-se também, as diferentes abordagens e enfoque, atualmente aplicados ao trabalho experimental para o ensino de Ciências, realizando uma reconceitualização do método experimental. As externalizações realizadas pelos alunos ocorreram fundamentalmente em dois momentos; antes da experimentação, evidenciando os conceitos prévios, e após a atividade experimental, por meio do discurso e mapas conceituais. Os resultados indicam que a atividade experimental para ensino de óptica, reconceitualizada a luz do construtivismo, aproxima-se de um método plural para o ensino, pois além de proporcionar uma variedade de conflitos cognitivos aos alunos, permite ao experimentador a ligação entre o mundo dos objetos reais, das linguagens simbólicas, leis e teorias com o mundo dos conceitos em óptica, favorecendo a evolução conceitual.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0493310674974566pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvio Luiz Rutz da-
dc.contributor.referee2Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee3Neves, Marcos César Danhoni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.