Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23939
Título: Proposta de um website sobre arte e ciência para prática educacional de ensino de ciências na escola básica
Título(s) alternativo(s): Proposal of a website on art and science for educational practice of science teaching in elementary school
Autor(es): Mainardes, Ana Luiza
Almeida, Elizama Bento de
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Sites da Web
Arte e ciência
Ciência - Estudo e ensino
Complexidade (Filosofia)
Web sites
Art and science
Science - Study and teaching
Complexity (Philosophy)
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MAINARDES, Ana Luiza; ALMEIDA, Elizama Bento de. Proposta de um website sobre arte e ciência para prática educacional de ensino de ciências na escola básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este trabalho trata de uma pesquisa para a construção de um website que reúne diferentes materiais que auxiliem práticas educacionais no ensino de Ciências na escola básica. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental com abordagem e análise qualitativa dos dados. Baseado na hipótese que, ao se propor a trabalhar de maneira diferenciada, uma das possíveis e principais dificuldades de professores é encontrar materiais que fundamentam com segurança e confiabilidade seus anseios pedagógicos, o presente trabalho surge a partir da seguinte indagação: quais as características necessárias para a construção de um website sobre Arte e Ciência que auxilie a prática educacional no ensino de Ciências? Visou-se descobrir e identificar bibliografias online que relacionem Arte e Ciência, a fim de inseri-las como conteúdo de um website desenvolvido na plataforma WIX, agrupando os materiais selecionados e facilitando, desse modo, o acesso pelos professores. Partindo da premissa de que a Arte, quando aliada no ensino de Ciências, se apresenta como uma estratégia de ensino em que o conhecimento pode ser mediado ao mesmo tempo em que se desperta criatividade dos estudantes, este trabalho objetiva evidenciar os registros e processos de construção do website. Os dados coletados foram organizados e dispostos no website conforme as categorias definidas: “Música e Ciência”, “Teatro e Ciência”, “Cinema e Ciência”, “Artes Plásticas e Ciência”.
Abstract: This essay is a research for the construction of a website that gathers different content to help educational practices of the Science in basic education. This article is bibliographically and documental with a qualitative analysis of the data. Based on the hypothesis that one of the main difficulties working differently is to find content that safely and reliably supports teacher’s pedagogical yearnings, this paper emerges from the following question: what are the necessary features to build a website about Art and Science that helps the educational practice? It aimed to discover and identify online bibliographies that relate Art and Science to insert them as content for a website developed by the WIX platform, putting the select materials together to facilitate the access by teachers. On the assumption that Art, when allied to Science education, presents itself as a teaching strategy in which knowledge can be mediated while awakening creativity of students, this article aims to highlight the records and processes of this website’s construction. The collected data were organized and arranged on the website according to its defined categories: “Music and Science”, “Drama and Science”, “Cinema and Science”, “Visual Arts and Science”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23939
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_02.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.