Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23935
Título: Análise da proposta de APCC baseada na teoria dos saberes docentes de Maurice Tardif
Autor(es): Augusto, Thais Camargo
Orientador(es): Silva, Mario José Van Thienen da
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Prática profissional
Currículos - Planejamento
Tardif, Maurice, 1953-
Teachers, Training of
Student teaching
Professional practice
Curriculum planning
Data do documento: 5-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AUGUSTO, Thais Camargo. Análise da proposta de APCC baseada na teoria dos saberes docentes de Maurice Tardif. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: É de evidencia que com o passar dos anos houve um aumento de pesquisas voltadas a área dos saberes docentes, e estes trabalhos têm a necessidade em serem filtrados para que haja um total entendimento de sua relevância para a formação docente. Durante a graduação, a disciplina de Práticas como Componente Curricular traz em sua ementa a importância de ser trabalhar a interdisciplinaridade e por se tratar de uma disciplina essencial para a formação dos acadêmicos de licenciatura é de interesse que haja um estudo em busca desses ditos saberes propostos por Maurice Tardif na ementa da disciplina, visto que trata-se de um assunto de relevância para a construção da identidade docente. Esse estudo consiste na análise do currículo de uma das principais disciplinas do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Para o objetivo geral, consiste-se em diagnosticar como a carga horária da disciplina de APCC, inserida em todos os seis semestres ao longo do curso, está organizada de acordo com os diferentes saberes necessários para a formação e prática docente. A metodologia de análise utilizada baseia-se em categorias produzidas a partir das concepções de saberes da docência de Maurice Tardif (2002).
Abstract: It is evident that over the years there has been an increase in research focused on the area of teaching knowledge, and these works need to be filtered so that there is a complete understanding of its relevance to teacher education. During the undergraduate course, the subject of Practice as a Curriculum Component brings in its menu the importance of working interdisciplinarity and because it is an essential discipline for the formation of undergraduate students is of interest to have a study in search of these so-called proposed knowledge. by Maurice Tardif in the course menu, since it is a relevant subject for the construction of the teaching identity. This study consists of the analysis of the curriculum of one of the main disciplines of the Interdisciplinary Degree in Natural Sciences at the Federal University of Technology - Paraná, Campus Ponta Grossa. For the general purpose, it consists in diagnosing how the workload of the APCC subject, inserted in all six semesters throughout the course, is organized according to the different knowledge needed for the training and teaching practice. The analysis methodology used is based on categories produced from Maurice Tardif's (2002) conceptions of teaching knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23935
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_17.pdf308,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.