Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23932
Título: O uso de vídeos do canal “Manual do Mundo” como recursos didáticos digitais no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The use of videos of the channel "Manual do Mundo" as digital educational resources in science teaching
Autor(es): Braga, Jordano Anilson
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Vídeo digital
Ciência - Estudo e ensino
Youtube (Recurso eletrônico)
Digital video
Science - Study and teaching
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRAGA, Jordano Anilson. O uso de vídeos do canal “Manual do Mundo” como recursos didáticos digitais no ensino de ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A busca por métodos alternativos de ensino para incentivar e motivar os estudantes é constante. Atualmente as tecnologias de informação e comunicação, mais especificamente as tecnologias digitais de informação e comunicação, se manifestam em diversos veículos midiáticos, interfaces e em diversas faixas etárias de usuários, apesar de que estes mesmos usuários não são atingidos de forma igualitária. Acredita-se que na contemporaneidade do nível tecnológico em que se encontra a sociedade, deve-se trazer as mídias digitais para dentro da sala de aula de forma a ter uma ambientação mais próxima a realidade da sociedade. Deve-se trazer também, uma sala de aula mais incorporada e atualizada quanto aos avanços da informação onde o professor será diretamente responsável pela aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a plataforma de vídeos YouTube pode se tornar uma ferramenta de auxílio no Ensino de Ciências no Anos Finais do Ensino Fundamental. A utilização dos vídeos do canal “Manual do Mundo” se torna uma alternativa visto que os vídeos da plataforma fazem parte do cotidiano dos estudantes pertencentes ou a geração Z e a a geração Alpha. Atrelada à um bom embasamento teórico, o uso de vídeos pode ser efetivo dentro de sala de aula, tendo como objetivo a abrangência de explicação dos Conceitos de Ciências. Com isso, será criado um catálogo sobre quais são os vídeos do “Manual do Mundo” se relacionam com os conteúdos estipulados pela Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: The search of alternative methods to teach, encouraging and motivating students is constant. Today, technologies of informartion and comunication, specifically digital technology of information and communication tech, are manifesting themselves in various media vehicles, interfaces and in different age groups of users, although these same users are not affected at all in the egalitarian way. It’s believed that in the contemporary technological level of society, it is necessary to bring digital media into the classroom in order to have a closer environment to the reality of society. There should also be more incorporated and updated classroom on advance information, where the teacher will be directly responsible for the learning of students. In this way, the video platform YouTube can become an aid tool in Science Education in Elementary School II. The use of videos on the “Manual do Mundo” channel becomes an alternative since the videos of the platform is part of the daily life of students belonging to either the Z generation or the Alpha generation. Linked to a good theoretical background, the use of videos can be effective in the classroom, with the aim of explaining the concepts of science teaching. In this way, it will be created a catalogue in which videos of the “Manual do Mundo” relate to the content stipulated by the “Base Nacional Comum Curricular”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23932
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_11.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.