Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23929
Título: Linguagem corporal na formação e prática docente em ciências
Título(s) alternativo(s): Body language in the formation and teaching practice in sciences
Autor(es): Amaral, João Victor do
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Linguagem corporal
Professores - Formação
Comunicação não-verbal
Ciência - Estudo e ensino
Body language
Teachers, Training of
Nonverbal communication
Science - Study and teaching
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AMARAL, João Victor do. Linguagem corporal na formação e prática docente em ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O ser humano, sendo um animal social, tende a se comunicar a todo momento por meio de palavras, gestos e atitudes e, assim, consegue mostrar seu conhecimento, vontades, sentimentos e descobrir se será aceito ou não em um grupo ou se terá ou não a atenção do mesmo. Com isso, há necessidade do docente em se comunicar da melhor forma possível com os educandos, e a busca de diferente formas didáticas de tornar o conhecimento atrativo para eles. O presente trabalho mostra as mensagens contidas em simples movimentos corporais dos alunos, para que o docente tenha o desenvolvimento de sábias estratégias que o levam à eficácia na regência de suas aulas. Mostrará os conceitos contidos na linguagem corporal e não-verbal, demonstrando a relação entre o estado fisiológico e o mental-emocional na contribuição da linguagem corporal, esclarecendo, também, como podem ser vistas as diferentes reações do corpo humano ao comunicar-se, com isso trazendo pontos positivos para gestão das aulas. Um educador mediante a uma sala de aula terá suas ações e reações analisadas a todo momento, podendo assim determinar a relação aluno-professor. Em função disso, o estudo investigou o que professores de Ciências e residentes em Ciências entendem sobre o tema, averiguando se o presente tema já foi trabalhado na graduação ou adquirido em outras experiências, além de analisar a importância da linguagem corporal para o ensino, avaliando se a presença da linguagem corporal é perceptível no dia a dia da sala de aula. Com a utilização de um questionário, foi possível saber que os professores tem a noção da importância da linguagem corporal e das posturas não-verbais no aprendizado e na sua relação com o aluno.
Abstract: The human being, as a social animal, tends to communicate through words, signs and attitudes, thereby he can show his knowledge, will, feelings and figure out if he’ll be accepted or get the attention of the group. That’s why the teacher needs to communicate in his or her best way with the students, besides search different and didactic ways to show how knowledge can be attractive to them. The present work aims at showing the messages contained in simple body movements of the students, so the teacher can develop wise strategies that gives effectiveness in his or her classes. It will show the concepts in the body and non-verbal language, demonstrating the relationship between the physiological and social-emotional state in the contribution of the body language, explaining how different reactions of the human body can be seen when people communicate, with the focus in the management of the classes. A teacher in a classroom will have his or her actions and reactions analyzed at every moment, so that he or she can determinate the relationship between student and teacher. Based on this, the study investigated what Science teachers and residents understand about the theme, verifying if the present subject has already been discussed in the graduation or acquired in other experiences, besides analyzing the issue of the body language in teaching, evaluating whether the presence of the body language is noticeable daily in the classroom. Using a questionnaire, it was possible to know that teachers are aware of the matter of body language and nonverbal postures in learning and at their relationship with the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23929
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_10.pdf435,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.