Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23928
Título: | Plantas medicinais dos Campos Gerais como recurso de ensino e extensão |
Autor(es): | Ramos, Eloisa Cristina Monteiro, Luan José |
Orientador(es): | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter |
Palavras-chave: | Plantas medicinais Extensão universitária Ciência - Estudo e ensino Abordagem interdisciplinar do conhecimento Medicinal plants University extension Science - Study and teaching Interdisciplinary approach to knowledge |
Data do documento: | 23-Out-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | RAMOS, Eloisa Cristina; MONTEIRO, Luan José. Plantas medicinais dos Campos Gerais como recurso de ensino e extensão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. |
Resumo: | Este trabalho se propôs a fazer uso de plantas medicinais como recurso de ensino e extensão em uma perspectiva da alfabetização científica, objetivando diagnosticar os conhecimentos prévios, desenvolvendo e construindo novos conhecimentos e conceitos, de forma a aproximar as relações entre a universidade e as comunidades, compartilhando-os dialogicamente. A presente pesquisa tem caráter aplicado, descritivo, exploratório e se caracteriza como pesquisa ação na região dos Campos Gerais, onde abrangeu-se a rede estadual de ensino, comunidade tradicional, sociedade civil e instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de observação participante ao longo das ações e por atividades escritas/avaliativas realizadas ao final das práticas, tendo a análise de dados de forma qualitativa. De acordo com as respostas obtidas no decorrer das ações foi possível analisar a relevância que as plantas medicinais acabam proporcionando, pois despertou o interesse e a curiosidade dos diferentes públicos que prestigiaram o trabalho, rompendo até mesmo algumas barreiras como preconceitos e discriminações com relação ao tema. Ao final das ações foi possível elaborar um e-book sobre as plantas medicinais dos Campos Gerais com o propósito de divulgar os conhecimentos obtidos ao longo do projeto. Foram realizadas diferentes intervenções estreitando os laços entre comunidades e a universidade, valorizando o patrimônio histórico, cultural e natural. |
Abstract: | This work aims to make use of medicinal plants as a teaching and extension resource in a perspective of scientific literacy, aiming to diagnose the previous knowledge, developing and building new knowledge and concepts, in order to approximate the relationship between the university and the communities, sharing them dialogically. This research has an applied, descriptive, exploratory character and is characterized as action research in the Campos Gerais region, where it covered the state education network, traditional community, civil society and higher education institution. Data were collected through participant observation throughout the actions and written / evaluative activities performed at the end of the practices, having the data analysis in a qualitative way. According to the responses obtained during the actions, it was possible to analyze the relevance that medicinal plants end up providing, as it aroused the interest and curiosity of the different publics that honored the work, even breaking some barriers such as prejudice and discrimination regarding the theme. At the end of the actions it was possible to elaborate an e-book about medicinal plants of Campos Gerais in order to disseminate the knowledge obtained throughout the project. Different interventions were made, strengthening the ties between communities and the university, valuing the historical, cultural and natural heritage. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23928 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2019_2_07.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.