Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23894
Título: | História em quadrinhos como ferramenta para a introdução a genética no ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Comic history as a tool for the introduction of genetics in science teaching |
Autor(es): | Padilha, Aline Aparecida Sobotka, Maryele |
Orientador(es): | Silva, Mario José Van Thienen da |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Histórias em quadrinhos Genética Aprendizagem Science - Study and teaching Comic books, strips, etc Genetics Learning |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PADILHA, Aline Aparecida; SOBOTKA, Maryele. História em quadrinhos como ferramenta para a introdução a genética no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
Resumo: | O ensino de genética é muito complexo e embora seja mais aprofundando no Ensino Médio, no ensino fundamental alguns conceitos introdutórios à temática se fazem presentes. No entanto, muitos alunos do ensino fundamental sentem muita dificuldade em aprender os conteúdos, especialmente aqueles relacionados a Genética. Buscando preencher essa lacuna, objetivou-se nesse trabalho desenvolver cinco histórias em quadrinhos que envolvem áreas de aplicação desta temática da disciplina de Ciências, com o intuito de ajudar professores nessa área de educação a ensinar crianças e jovens com dificuldade em aprendizado nesta área. Para tanto, buscou-se analisar o uso da história em quadrinhos como ferramenta mediadora do ensino de genética a partir de situações envolvendo a genética e suas aplicações. Os dados foram coletados por meio de artigos indexados ao periódico da capes, enquanto as histórias foram desenvolvidas no site “Meu Gibi” de uso gratuito. Como resultados têm-se a proposta das cinco histórias em quadrinhos desenvolvidas que estarão disponíveis para download e anexas a este documento. |
Abstract: | The teaching of genetics is very complex, so the elementary school students feel very difficult to learn the contents. In this work, five comic books were developed, in order to help teachers in this area of education to teach children and young people with difficulty in learning in the field of genetics. Having as objective this work, to analyze the use of comic history as a mediator tool of teaching genetics from situations involving genetics and its applications. The data were collected through other documents, researched in the Journal of Capes. It was possible to conclude that comic books is a didactic tool capable of helping students, favoring a more dynamic and effective learning. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Aprendendo genética |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23894 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_COLIC_2018_2_01.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PG_COLIC_2018_2_01_produto.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.